quarta-feira, 17 de abril de 2013

Agulhão / Needlefish (Strongylura marina)


Breve descrição


O agulhão é de água salgada e pertence à ordem Synentognathi, que encerra quatro famílias. Esse, no caso, faz parte da família dos Belonídeos. Os exemplares mais comuns medem em média 60 cm. É também conhecido por peixe-agulha, agulha, timbale. Peixe de escamas diminutas, cujo corpo alongado, quase cilíndrico e fusiforme até o pedúnculo caudal que se mostra lateralmente comprimido. A cabeça é alongada, a boca terminal pela projeção das longas maxilas transformada em bico ocupa 1/3 do tamanho do peixe, deixando-o com aspecto que mereceu do povo o nome de agulhão. Sua mandíbula é muito forte e tem tamanhos similares, formando um bico inferior um pouco mais longo. Após o nascimento, sua parte inferior da mandíbula é maior do que a superior. As mandíbulas possuem dois tipos de dentes: uns pequenos e pontiagudos e outros maiores e bem separados entre si. 

A linha lateral acompanha a margem inferior dos flancos. Trata-se de uma série de poros da pele que vem acabar em terminações nervosas, constituindo assim um órgão sensitivo.
 
Já a coloração na porção dorsal em tom verde escuro é acompanhada por uma faixa longitudinal escura, estendendo-se desde o nível do pré-opérculo até a base da nadadeira caudal. 

A alimentação do agulhão é constituída principalmente de pequenos peixes, porém muitas vezes consome matéria vegetal, moluscos e crustáceos. Por vezes procuram alimento no fundo do mar. 

Ovíparos, os ovos demersais (ovos que ficam presos ao fundo e não flutuam) podem ser encontrados associados às plantas submersas e outras superfícies adequadas por longos filamentos. 

Lugares

Bom os agulhões se encontram em toda a costa Brasileira , eu sei que se procurarmos na internet vamos achar que não temos agulhas no Parana. Porem quem pesca na Baia de Guaratuba pode desmentir esse boato... Claro não são os Graúdos , mas tem sim agulhas, só você olhar nas beradas do iate ou perto da ilha do Rato... 

Métodos

Bom amigos o Agulha que eu conheço que é o da foto pegamos na Superfície então usamos boia ou então alguma linha SEM chumbo... Parece estranho mas na Baia é assim que pescamos os agulhas... se for usar camarão morto é aconselhável tirar a casca do camarão...  é um peixe manhoso, tem que esperar engolir a isca, não se afobem para puxar.

Equipamentos

Linhas entre 0,20 e 0,35, boia pequena ou linha sem chumbo, no máximo 15 cm de fundura. anzol pequeno e adequado para a linha e a boia que esta usando.

Iscas

Pequenos peixes, camarão vivo ou morto.

Tamanho minimo 

35 Centimetros

Nenhum comentário :

Postar um comentário