sexta-feira, 19 de abril de 2013

Cavala / King Mackerel (Scomberomorus cavalla)


Descrição


Peixe de escamas tão pequenas que dão a impressão de não existirem. Corpo fusiforme, ligeiramente comprimido. Nadadeira caudal muito furcada, cabeça afilada e focinho cônico e pontudo . Boca grande e ampla, com cerca de 32 dentes triangulares e afiados em cada maxilar. Quilha mediana presente no pendúnculo caudal. Coloração do dorso azul metálica, sendo os flancos  e ventre prateados.

 A ampla boca terminal é dotada de poderosa dentição triangular, extremamente cortante, capaz de causar sérios acidentes ao pescador desatento. Possui pequenas nadadeiras em formato triangular nas partes superior e inferior da cauda, chamadas de pínulas, variando de sete a dez em cada perfil. A coloração geral é azulada no dorso e prateada nos flancos e no abdômen. Entre as espécies desse gênero, S. cavalla é a única que não possui pintas ou manchas. Podem ultrapassar o 1,5 metro de comprimento total e pesar cerca de 50 quilos. Espécie migradora. Forma grandes cardumes com indivíduos da mesma idade, ocorrendo na superfície e meia água. Os cardumes de cavala seguem os cardumes de peixes menores, como sardinhas e manjubas, que juntamente com as lulas, constituem seu principal alimento.

Lugares

Vive em alto mar, mas durante o verão, freqüenta os costões rochosos e regiões de mar aberto, não muito distantes da costa. É uma espécie muito esportiva e comercial.

É encontrada nas Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina). No litoral do Nordeste, é comum o ano todo, mas no Sudeste e Sul é mais freqüente no verão.

O equipamento

Mais indicado é o de ação média a média/pesada. Linhas de 0,40 a 0,55 , anzóis de nº 2/0 a 6/0. A bóia é um material útil para manter a isca na meia água, empate de aço. Apesar da dentição bem desenvolvida, podem engolir os peixes inteiros, sem cortá-los. Não é incomum engolirem iscas artificiais usadas na modalidade de corrico. Por esse motivo o uso de longos empates ou cabos de aço recapados com náilon, com mais de 1,5 metro de comprimento, pode fazer a diferença entre o sucesso ou o fracasso em sua captura.
Iscas

Naturais de peixes e lulas são as ideais. Os plugs de meia água,jigs e lambretas tracionadas no corrico também são muito eficientes.
Recorde
 42.18 kg

Nenhum comentário :

Postar um comentário