quarta-feira, 24 de abril de 2013

Curimbatá (Prochilodus spp.)

DESCRIÇÃO

Peixes de escamas. A principal característica da família é a boca protrátil, em forma de ventosa, com lábios carnosos, sobre os quais estão implantados numerosos dentes diminutos dispostos em fileiras. As escamas são ásperas e a coloração é prateada. A altura do corpo e o comprimento variam com a espécie. Pode alcançar de 30 a 80cm de comprimento total dependendo da espécie. Espécies detritívoros  alimentam-se de matéria orgânica e micro organismos associados à lama do fundo de lagos e margens de rios. Realizam longas migrações reprodutivas. São capturadas em grandes cardumes, sendo espécies importantes comercialmente, principalmente para as populações de baixa renda.


LUGARES

Bom os Curimbas são encontrados em Bacias amazônica e Araguaia-Tocantins (P. nigricans), Prata (P. lineatus, P. scrofa, P. platensis) e São Francisco (curimatá-pacu P. marggravii, P. affinnis, P. vimboides). Foram introduzidas nos açudes do Nordeste. E também em alguns açudes aqui do Parana, inclusive na Represa do voçoroca já peguei alguns exemplares.

MÉTODOS

Se não for local de água parada, uma dica importante é o peso da chumbada (que fica no final fim da linha, depois do anzol)......precisa de peso mínimo suficiente para deixar a linha reta, na vertical, sem que a correnteza fique levantando a linha. 


Se for local de água parada (pesqueiros ou represas, por exemplo), o pescador já não terá esse problema com a chumbada.Para peixes manhosos e em locais em que o peixes estão sobre forte pressão de pesca (ficam ariscos), a dica é que o pescador evite usar chumbadavalendo-se apenas do peso da isca. No caso de chuveirinho ou anzol com mola para segurar a massinha, a coisa fica bem mais fácil, o pescador consegue lançar a isca a uma boa distância da margem/barranco com uma vara de 2,40m, 2,70m, etc. 


EQUIPAMENTOS

A pesca amadora é praticada principalmente nos barrancos da beira do rio com equipamento simples: varas de bambu, com 2-4m. A linha, geralmente uns 50cm maior que a vara, varia de 0,30-0,40mm. Os anzóis são pequenos e finos para facilitar a fisgada, de n° 8 a 2. Chumbada de acordo com o local de pesca.

ISCAS 

Como são peixes detritívoros, não atacam iscas artificiais. A melhor isca é a massa de farinha de trigo iscada no anzol até a metade do colo. Deve ser consistente, nem muito dura nem mole demais.

DICAS

ceva com terra de cupinzeiro + ração de coelho é uma dica muito forte do Marcos Gaspar. A terra serve para levar a ração a determinado ponto de distância da margem, pois o curimbá não costuma se aproximar das margens.

Não são peixes fáceis de capturar porque pegam a isca muito de leve, exigindo bastante calma e sensibilidade para efetuar a fisgada no momento certo.

Nenhum comentário :

Postar um comentário