quarta-feira, 10 de abril de 2013

Matrinxã (Brycon sp.)

Matrinxã





Peixe de escamas, coloração prateada, corpo alongado, capaz de atingir 80 centímetros de comprimento e cinco quilos de peso, encontrado nas bacias amazônica e Araguaia-Tocantins. Tem nadadeiras alaranjadas, mas a da cauda é escura. Seus dentes são pontiagudos e dispostos em várias fileiras. Peixe do gênero Brycon, do qual também fazem parte a piracanjuba, a pirapitinga, a pirapitanga e a piabanha, vive em rios de águas claras, principalmente junto a pedras e troncos submersos, alimentando-se de frutinhas, sementes, insetos e pequenos peixes.

Lugares


Bom amigos este peixe se encontra principalmente nos lugares citados acima, no entanto aqui no Parana já pegamos algumas boas matrinxãs nos Rios e também nas Cavas não sei como apareceram por aqui só sei que tem, podemos encontra-las em rios ou em cavas que seja com aguas limpas e perto de troncos e galhadas. Pesque de preferencia quando os Rios estão secos nas aguas paradas.

Métodos

 Este amigos é um peixe que promove ataques cinematográficos às iscas artificiais, seguidos de fortes corridas e saltos acrobáticos.  A melhor forma de se pescar Matrinxãs é na modalidade de pesca com iscas artificiais. As melhores iscas são os pequenos plugs de superfície, meia água e spinners. Arremessando junto a estruturas submersas ou embaixo de árvores frutíferas, trabalhando os plugs com pequenos toques para provocar o ataque do peixe. Os spinners devem ser recolhidos de forma contínua e com velocidade média. 
Já na utilização de iscas naturais podemos pega-la com pequenos Lambaris ou com Minhoca
 .

Equipamentos


Este peixe tem preferencia por iscas artificiais, com isso sempre é bom um molinete com capacidade para 100m de linha de 0,35mm de diâmetro.  Já para pesca com iscas naturais utilizamos o mesmo estilo de pesca com bóia do Robalo, com uma bóia, depois o Chumbo , um girador , mais um pedaço de linha de 15 a 30 cm e um anzol




Iscas


Podemos usar o Lambari vivo iscado pelo nariz, ou minhoca bem viva, ou podemos optar pelo melhor jeito de pescar a Matrinxã , vamos agora as iscas artificiais, é assim o melhor meio d epesca-las podemos usar pequenos plugs de superfície, meia água e spinners.

Um comentário :

  1. Pescaria de matrinxã é muito show acho esse peixe bastante esportivo!
    https://youtu.be/PvgkuIT2ljg

    ResponderExcluir