sexta-feira, 12 de abril de 2013

Pampo / Pompano (Trachinotus spp.)

Pampo 


Breve Descrição

Peixes de escamas; corpo alto, arredondado em algumas espécies, e comprimido. Os primeiros raios das nadadeiras dorsal e anal são alongados atingindo ou ultrapassando o pedúnculo caudal, dependendo da espécie. A coloração do dorso é azulada ou esverdeada e a do ventre prateada; algumas espécies apresentam manchas. Na costa brasileira ocorrem cinco espécies: pampo-verdadeiro T. carolinus; pampo-galhudo T. goodei; sernambiquara T. falcatus; pampo-amarelo T. cayennensis; e pampo-malhado T. marginatus, encontrado somente nas águas frias do sul do país. O desenho é um sernambiquara, a maior espécie, que pode alcançar mais de 1,20m de comprimento total e 40kg; o pampo-galhudo, a menor espécie, alcança 50cm e 2 kg.

Lugares

Então nosso Pampo é um peixinho muito brigador e jovens costumam formar cardumes, já os adultos são solitários, frequentando as águas agitadas das praias mais profundas e costões rochosos. Com a chegada da primavera e o aumento da temperatura, os pampos passam a frequentar as praias costeiras, ficando preferencialmente na região onde as ondas estouram. São peixes carnívoros que se alimentam de crustáceos, moluscos e pequenos peixes.

Métodos

Bom amigos não tem nenhum segredo, você pega sua vara de pesca de beira d epraia entra com agua até a cintura e arremessa, embarcado mesmo sendo arriscado jogue perto de costões de pedra, já peguei exemplares menores na baia também, é brigadorzinho e bem divertido.

Equipamentos.

Na pesca de praia, a vara deve ser proporcional ao tamanho do pescador para que os arremessos sejam mais precisos e de maior alcance. Em geral, a vara deve ter mais de 3 metros, mas o ideal é que ela tenha o dobro do tamanho do pescador. É importante que o molinete tenha uma grande capacidade de armazenar linha, já que, muitas vezes, o local de pesca está longe e quando o peixe é grande leva muita linha antes de se entregar. A linha ideal possui entre 0,20-0,25mm de espessura, que pode ser armazenada em maior quantidade e oferece menor resistência, tornando a briga mais equilibrada. Não é necessário o uso de empates ou de linha muito grossa nas pernadas, porque os dentes destes peixes são pequenos e não cortam a linha. Os anzóis devem ter a haste curta e o colo maior, para se acomodarem melhor na boca do peixe, o que torna a fisgada mais eficiente.
Estes peixes também ocorrem junto a costões rochosos em meio ao espumeiro causado pelo bater das ondas e é capturado freqüentemente com iscas artificiais (em pesca embarcada e de pedra) como jigs, gotchas e metais jigs.
OBS: Deixar um pedaço de 50 cm entre o chumbo e o primeiro anzol.
Iscas
Iscas naturais, como camarão, mexilhão sem casca, cernambi e a tatuíra, que é a isca preferida dos grandes exemplares. Em geral, a isca deve ser do tipo mais comum no local de pesca.



Nenhum comentário :

Postar um comentário