terça-feira, 30 de abril de 2013

Pintado / Speckled Catfish (Pseudoplathystoma corruscans)




Descrição

É uma espécie fluvial de couro com hábitos noturnos. Apresenta cabeça achatada e volumosa tomando boa parte do corpo. A coloração é cinza-parda, ventre esbranquiçado e pequenas manchas pretas arredondadas, inclusive nas nadadeiras. Frequentador do fundo dos rios, tem longos barbilhões e sua carne é de excelente qualidade. É um dos maiores peixes do Brasil, normalmente atinge 1 m de comprimento, pesando entre 60 kg e 80 kg. Mas há registros de exemplares com mais de 2 m pesando 100 kg.

Vive em entradas de corixos, poços profundos e leito dos rios. As bacias com maior ocorrência são a do rio São Francisco, Amazônica, Prata e em grande abundância no Rio Paraná .

Manuseio deve ser feito com cuidado, pois possuem espinhos nas nadadeiras. Quando fisgado, procura esconder-se em tocas sob as pedras e paus. Sendo sua carne bastante apreciada, o pintado é bastante procurado por pescadores, o que contribui para a redução dos seus estoques. É um peixe de hábitos noturnos e piscívoro, sendo encontrado geralmente nas partes mais fundas dos rios. Se alimenta de pequenos peixes como piaus, curimbatás e mandis. Podem ser utilizadas, como iscas, as tuviras, filés de peixes e minhocuçu. O pintado da Bacia do Prata pode chegar a 50 kg de peso, e o da Bacia do São Francisco chega a ultrapassar os 100 kg.

Lugares

Mato Grosso , Minas Gerais, Goiás até o sudoeste do Paraná.  Frequenta locais como: boca de canais dos rios, bocas de corichos e embaixo de camalotes. Prefere locais onde o fundo é arenoso. Pode ser pescado durante todo o ano, devendo se evitar as épocas de frio.

Métodos

Este peixe pesca-se no Fundo ou no máximo na meia água, é um peixe brigador e com muito apetite, procurem jogar a linha em boca de canais e perto de estruturas submersas, gosta de águas fundas e é pescado durante todo o ano.

Equipamentos

Deve-se utilizar equipamento de ação média/pesada para pesada, pois este peixe pode alcançar até 80 Kg, apesar de exemplares como este serem muito difíceis de serem capturados hoje em dia, pois a pesca  predatória é muito grande. A vara deve ser para linhas de 15 a 45 Lbs, a carretilha ou o molinete deve armazenar 100 m de linha de 0,50 mm de diâmetro e os anzóis devem ser encastoados de tamanho 7/0 a 10/0. Deve-se utilizar chumbada que possa correr na linha, tendo seu peso variando com a profundidade do pesqueiro e a correnteza. Com iscas naturais, pode-se pescar na rodada ou ancorado.

Iscas

Iscas naturais: tuvira (morenita), cascudinho, jeju, lambaris, piaus e pedaços de peixe.
Iscas artificiais: pode-se pescar no arremesso ou no corrico sendo esta última a melhor opção. As melhores iscas serão as de profundidade com tamanho variando entre 20 e 30 cm de comprimento.





Nenhum comentário :

Postar um comentário