segunda-feira, 22 de abril de 2013

Piraíba (Brachyplathystoma filamentosum)


piraiba02.jpg
Breve Descrição
O corpo é roliço e mais alongado. A cabeça, grande, ocupa cerca de 1/4 do tamanho do comprimento. A boca é ampla, com maxila ligeiramente maior que a mandíbula. Os barbilhões maxilares são longos, possui nadadeira caudal furcada e sua coloração é em geral cinza escuro, chumbo ou levemente azulado no dorso e branca no ventre. Atinge mais de 2,8 metros e 200 quilos de peso. Indivíduos com até 60 quilos são conhecidos como filhote. É a MAIOR espécie de peixe da América do Sul.
piraiba03.jpg

Lugares
Este peixe ocorre nas Bacias amazônica e Araguaia-Tocantins, onde são encontrados em lugares profundos, poços ou remansos, saídas de corredeiras e confluência de grandes rios. 
Durante várias épocas do ano, é possível observar as piraíbas no canal dos rios, bem na superfície da água, mas não são capturadas. 
Métodos
Na Amazônia, os caboclos costumam pescar esse peixe na confluência dos rios. Amarram na canoa uma corda bem forte e anzol grande, iscado com um peixe de médio porte e ficam aguardando a chegada do peixe, que, quando fisgado, pode rebocar a canoa por vários quilômetros. Dependendo da força e tamanho do peixe é necessário cortar a corda para a canoa não virar.
piraiba45.jpg 
Equipamento
O equipamento empregado é do tipo ultra pesado  por causa do tamanho desse peixe. Um indivíduo de porte médio (cerca de 100 a 150kg) pode levar várias horas brigando até se cansar. Pescaria de Fundo.
Iscas
Iscas de peixes, pesando de 1 a 6kg, como, por exemplo, matrinxã, cachorra ou piranha,  Lambari  File de Peixe Miúdos Tuvira.
Dicas 
É importante saber os locais tradicionais que a Piraíba frequenta  Para isso, é preciso contratar um guia local que conheça bem a região e o peixe.
Recorde
116,4kg/256lb 9 oz
Tamanho mínimo para captura
100 cm.

Nenhum comentário :

Postar um comentário