terça-feira, 9 de abril de 2013

Tilápia (Tilapia rendali) --Atualizado 18/04/2016--

Breve Definição:


Peixes de escamas; corpo um pouco alto e comprimido. Existem cerca de 100 espécies de tilápia, distribuídas em três gêneros, Oreochromis, Sarotherodon e Tilapia. No Brasil foram introduzidas três espécies: Oreochromis niloticus (tilápia do Nilo) que pode alcançar cerca de 5 kg; Tilápia rendali (tilápia rendali) com cerca de 1 kg; Sarotherodon hornorum (tilápia zanzibar) de coloração escura e maxilas protráteis; e uma variedade desenvolvida em Israel, "Saint-Peters", que atualmente vem sendo cultivada.

Lugares

A Tilápia é encontrada em quase todo o Brasil, gosta de águas lentas e de vegetação, são encontradas na maioria das vezes em lugares com vegetação aquática e com uma boa profundidade.

Métodos

Bom para pesca deste peixe devemos primeiro analisar onde vamos pescar, se for em um Rio, Represa, Cavas ou aludes selvagens(Tilápias não são tratadas , elas buscam a comida) devemos fazer uma linha de fundo de preferencia com boia. Já se agente for a um pesque pague pega na maior parte das vezes próxima ao barranco ou pedras ou qualquer enrosco. Existe a modalidade de pesca com iscas artificiais, nesta modalidade costumamos usar iscas de superfície como a Cigarrinha, imagem abaixo, para esta modalidade se arremessa a isca, e vem dando pequenos toques com a ponta da vara, imitando um inseto caído na água, funciona muito bem.




Equipamentos

Para pesca com boia no fundo utilizamos o normal como mostra o exemplo 1. Utilizaremos Linha 0,30, pode ser molinete ou uma simples vara telescópica, anzol pequeno, chumbada compatível com o tamanho da boia. 

Exemplo 1
A clássica vara de mão pode trazer grande emoções. Uma técnica para pescar quando a tilápia está manhosa é usar essa ponteira de cor chamativa, linha de nylon 0.25mm, girador, linha de fluorocarbon de 0.20 mm e anzol maruseigo número 14. O comprimento da vara vai depender do local de pesca, locais mais rasos varas mais compridas e locais mais fundos varas mais curta. Nessa modalidade o silêncio poderá resultar em maior número de capturas, mesmo em pesque e pague.

Ponteira mágica

A ponteira servirá para avisar que a tilápia está puxando. Devido a linha não ter nenhum lastro (chumbo ou boia), a tilápia puxará a isca e não sentirá peso algum. Porem, a ponteira sinalizará ao pescador que o peixe está puxando. Nessa hora, é só esperar o tempo certo para fisgar.


Conjunto micro


O molinete é outro conjunto que pode ser usado para pescar a tilápia com excelentes resultados. A vara é do tipo micro (aproximadamente 6 libras) e molinete micro. Linha de nylon de cor verde limão ou laranja, chumbo de 3-4 gramas, miçanga, girador, linha de fluorocarbon  0.20 mm e anzol maruseigo número 14 (observe a foto). Após arremessar deixa a linha semi esticada. Quando a tilápia puxar a linha vai dar uma ligeira mexida e é só fisgar. Como a linha não está esticada e o chumbo solto, o peixe não sentirá nenhum peso e a isca vai ficar por mais tempo em sua boca .

Iscas

Em Lugares Selvagens: utilizamos Minhocas, minhocão, até pequenos peixes. Já em pesque pagues usamos ração, massinha.


Em lagos, cavas e até mesmo em parques, podemos usar a isca artificial Cigarrinha, que já tem uma foto nesta postagem, outra isca que tenho reparado que funciona muito bem é o milho verde, mas como disse o José “ Iscar somente um milho, não preencher o anzol com muitos milhos”, dica importante de um pescador mais velho e assim com muita experiência. Reparem a dica de seu José na imagem abaixo:



OBS: Se for introduzir este peixe em seu tanque, tenha conhecimento que ele se reproduz até 4 x ao ano e que costuma dominar o ambiente em que vive, uma boa solução para enfrentar o problema no começo são as Traíras.



Um comentário :