segunda-feira, 20 de maio de 2013

Peixe Tigre / Tiger fish (Hydrocynus goliath)

Descrição


Pertence á mesma família que as piranhas, porém como se pode observar com uma "pequena" diferença de tamanho, por todos é conhecida a famosa voracidade da piranha e a sua extrema agressividade, se juntamos a estes dois ingredientes, 50 kg e uma boca com 32 razões afiadas em forma de caninos, já podemos ter uma ideia aproximada do que é um Tiger fish ou (peixe-tigre). Uma particularidade deste peixe, o que o faz mais temível se cabe, é a fisionomia da sua mandíbula, que possui as mesmas características que as de um tubarão. Tal como o tubarão possui dentes que automaticamente substituam qualquer dente que se parta, ou se perca durante um ataque mais violento. Estes dentes encontram-se embutidos em cavidades especiais na placa óssea da mandíbula prontos a girar para ocupar o lugar do dente perdido.

Originário de África com maior presença no rio Congo e seus afluentes o Tiger fish é um autêntico carniceiro de água doce, os seus ataques são explosões de agressividade seguidas de largas corridas e saltos espetaculares, alimentam-se de peixes do seu habitat, porém não hesita em atacar qualquer outro ser vivo que seja capaz de engolir.

Ao ser um peixe que caça em águas turvas depende em grande parte da sua linha lateral para a detecção das suas presas. A sua reprodução têm lugar no verão ao longo das margens dos rios e lagos donde habita, depois de fecundada a fêmea deposita centenas de milhar de ovos na vegetação das margens os quais eclodem ao fim de 2-4 dias sem controle paterno e estão aptos a sobreviver. 

Lugares

Encontramos estes peixes nos seguintes locais:  África, bacia do rio Congo, rio Lualaba, lago Upemba e lago Tamganica.

Métodos

podemos pescar esse primo da Piranha das seguintes maneiras: á boia, á deriva, corrico, spinning, á mosca.
As melhores épocas para sua pesca são A melhor época para a sua pesca dá-se entre os meses de setembro e novembro

Equipamentos

Molinete ou Carretilha, linhas vão de 0,40 a 0,50 mm, chumbo compatível com o estilo de pesca, linhas multifilamentos ou monofilamentos.

Iscas

Artificiais de Superfície, mosca, Artificiais de Fundo

Recorde

RECORD IGFA: encontra-se em 44 kg capturado por Raymond Houtmans no dia 09/07/1988 no rio Zaire, no Zaire.







Nenhum comentário :

Postar um comentário