quarta-feira, 8 de maio de 2013

Tabarana (Salminus hilarii)

Descrição


Peixe ósseo de escamas da família Characidae, é carnívoro e extremamente   voraz,  de  corpo  alto   e   comprimido  lateralmente,    se   alimentando principalmente de peixes menores como os lambaris e piaus, mas também pode se alimentar de anfíbios como sapos e rãs, e até mesmo roedores como ratos. É comumente encontrada em cachoeiras e corredeiras, mas também pode ser vista em represas, com menos freqüência, mas com a mesma voracidade.

A espécie prefere habitar a calha principal dos rios em trecho de correnteza. São mais comuns em águas cristalinas e rasas com até um metro de profundidade. Abriga-se nas proximidades de obstáculos, como troncos submersos, de onde saem rapidamente  para atacar suas presas.


Os machos não atingem grande porte, ficando em média em torno dos 35 cm, já as fêmeas podem atingir mais de 50 cm.

Diferença entre Tabarana e Dourado

Por ter uma arrancada forte, muita resistência e belos saltos, a tabarana é muito procurada pelos pescadores esportivos. Às vezes é confundida com um pequeno dourado, sendo que as principais diferenças estão no tamanho e na coloração. A tabarana tem porte médio, enquanto o dourado é um peixe de maior porte com coloração amarelada clara ou dourada. Outra diferença é o número de escamas entre o início da nadadeira dorsal e a fileira da linha lateral, que apresenta 10 escamas na tabarana e de 14 a 18 no dourado. A separação de espécimes juvenis pode ser feita por meio da contagem de escamas na linha lateral, 66 a 72 na tabarana e de 92 a 98 no dourado.   

Lugares

É encontrada na bacia do Rio São Francisco, nos rios Grande e Tietê da bacia do Rio da Prata, nos rios Araguaia e Tocantins,  no rio Madeira da bacia Amazônica,  além da Bacia do Orinoco,  rios da Colômbia (Rio Magdalena) e rios do Equador.

Métodos

Extremamente arisca, a tabarana deve ser pescada evitando-se ao máximo a provocação de barulho e estardalhaço. Use linha tão fina quanto possível e procure dar arremessos longos. Iscas artificiais com brilho, como colheres e plugs com tons metálicos, são bastante eficazes, principalmente em rios com água limpa. Se as ações cessarem após algumas capturas, dê um bom “descanso” ao ponto, e só então retome a pesca no local. 

Nas pescarias em pequenos rios de corredeiras, é comum o ataque de várias Tabaranas ao mesmo tempo à isca artificial, e principalmente as menores, mais rápidas e “abusadas”, mas após a captura de um exemplar, dificilmente haverá outros ataques no mesmo local na mesma hora. No entanto, não desista: se o ponto de pesca for bom, após algum tempo (acima de 30 minutos) poderão ocorrer outros ataques.

Equipamentos

Varas leves de ação média rápida ou rápida, linhas até 0.35mm que facilitam o arremesso nos locais mais adequados, deixando as iscas mais livres para o trabalho,   ou anzóis nº 2, 1 e 1/0 para o uso de iscas naturais.

Iscas

Iscas Naturais:  Pequenos peixes, minhocas, insetos (grilos, tanajuras).
Iscas Artificiais: Pequenos Plugs de meia água com até 12cm, Colheres de até ¼ oz, Spinners. É pescada também com equipamento de fly, categoria leve.






Nenhum comentário :

Postar um comentário