segunda-feira, 6 de maio de 2013

Tainha / Striped Mullet (Mugil cephalus)





Descrição

O corpo é alongado e fusiforme; a cabeça um pouco deprimida; a boca pequena. As escamas são grandes e apresentam pequenas máculas escuras que formam listas longitudinais ao longo do corpo. Não possui linha lateral. A coloração é prata azulada nos flancos, sendo o dorso mais escuro. Os indivíduos maiores alcançam mais de 1 m de comprimento total e cerca de 8 kg. 

Ecologia Espécie pelágica; vive nas proximidades dos costões rochosos e recifes, nas praias de areia e nos manguezais onde se alimenta de grandes quantidades de algas. É uma espécie que forma grandes cardumes principalmente durante a migração reprodutiva, quando entra nos estuários. Alimenta-se de plâncton, pequenos organismos e material vegetal. Desova na água doce. É comercializada fresca ou salgada. 

Lugares

Ocorre em águas tropicais do Atlântico ocidental e em todo Brasil.Vivem próximas a costões rochosos, em praias de areia e manguezais, onde se alimenta basicamente de algas. Existem em toda a região litorânea do Brasil.

Métodos

Muitos pescadores pensam que não se pode capturar tainhas no anzol, já que ela se alimenta quase que exclusivamente de algas. Porém, devido a grande quantidade de Tainhas existentes nos estuários brasileiros, pode-se dizer que hoje, a pesca da Tainha é sem dúvida, uma das mais esportivas. Em dias de sol forte , as Tainhas são facilmente encontradas nas sombras produzidas pelas árvores de mangue. Nos meses de inverno, quando procura os estuários em grandes cardumes para se reproduzir.

Equipamento

Muitos pescadores pensam que não se pode capturar tainhas no anzol, já que ela se alimenta quase que exclusivamente de algas. Porém, devido a grande quantidade de Tainhas existentes nos estuários brasileiros, pode-se dizer que hoje, a pesca da Tainha é sem dúvida, uma das mais esportivas. Deve-se utilizar equipamento de ação leve a média, composto por uma vara para linhas de 8 a 20 lb, carretilhas ou molinetes que comportem aproximadamente 100 m de linha de 0,30 mm de diâmetro. Devido à boca da Tainha ser de tamanho reduzido, deve-se utilizar pequenos anzóis número 12 ou 14. O principal equipamento, nesta pescaria, é a bóia, fabricada especialmente para a pesca da Tainha.

Iscas

A melhor isca é o miolo de pão. Porem é pega bastante com fígado.

Recorde Brasileiro

7,850kg (CBCS)- Márcio B. Campos em 1965





Nenhum comentário :

Postar um comentário