terça-feira, 18 de junho de 2013

Olho-de-boi / Greater Amberjack (Seriola dumerilii)


Peixe de escamas; corpo alongado, robusto e um pouco comprimido; pedúnculo caudal com quilha dérmica. A coloração é prateada, azul esverdeado escuro, clareando nos flancos e no ventre. A principal característica é uma faixa escura que se estende da maxila superior, passando pelo olho e alcançando a base da nadadeira dorsal. O olho-de-boi alcança até 2,0m de comprimento total e 80kg.

Peixe pelágico; Os adultos são solitários ou formam pares. Alimenta-se de peixes, lulas e crustáceos. É um peixe de passagem e um grande nadador. Na família, é a espécie preferida pelos pescadores esportivos, porque luta bravamente quando capturada. Também tem grande valor comercial. A carne é bastante apreciada para o preparo de sushi.

Lugares

Encontram-se nas Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá a Santa Catarina). vive em cardumes pequenos e frequenta principalmente as águas agitadas dos costões rochosos e recifes de fora. 

Equipamentos

Equipamento médio/pesado a pesado. A carretilha é mais apropriada, porque esse peixe briga muito levando vários metros de linha, que deve ser de multifilamento entre 60 e 100 libras. Os anzóis devem ser de fortes de nº 5/0 a 10/0. Após a captura de um indivíduo, é muito comum a captura de outros porque o cardume geralmente permanece algum tempo na área de captura. Quando fisgado a tendência é levar a isca para o fundo.

Iscas

As melhores iscas são as naturais, principalmente sardinha. Outros peixes inteiros ou em filés também dão bons resultados. Entre as iscas artificiais, as melhores são os metais jigs, os plugs de meia água e, às vezes, os de superfície. Colheres e ziguezagues também são usadas com sucesso.


Um comentário :

  1. VOU COMPRAR O LIVE BAIT GAMAKATSU 12\0, e o BIG EYE 12\0 para isca viva que acha

    ResponderExcluir