sexta-feira, 14 de junho de 2013

Piraúna/Black Drum (Pogonias cromis)


Peixe de escamas; corpo alongado, um pouco achatado; focinho obtuso e reto em sua parte anterior, boca inferior. A coloração do dorso varia de cinza a marrom escuro ou preto, o ventre é mais claro. Os jovens são mais claros e apresentam 4-5 faixas escuras verticais, que se confundem com a cor geral, cada vez mais escura à medida que crescem. Alcança 1,7m de comprimento total e 50kg.


Alimenta-se de moluscos, principalmente mariscos, crustáceos e peixes. Migra para águas mais quentes durante o inverno, época da reprodução, quando pode ser encontrada junto a costões rochosos. Os juvenis entram freqüentemente nos estuários. É um peixe muito esportivo, corre e briga muito. Geralmente a carne é infestada de vermes, fazendo com que seja importante comercialmente apenas em algumas regiões.

Lugares

Regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul (do Amapá ao Rio Grande do Sul). Mais comum nas regiões Sudeste e Sul. Espécie costeira; vive sobre fundo de areia, lodo ou cascalho, principalmente em áreas estuarinas próximas a rochas e em canais.

Métodos

Peixe se pega no Fundo, porem o importante é  muita atenção na pescaria, porque, apesar do grande porte, a ferrada desse peixe é muito sutil.

Equipamentos

Equipamento do tipo pesado/médio pesado com carretilha / molinete para 300m de linha; linhas entre 30 e 80 libras e anzóis de n° 4/0 a 7/0.

Iscas

Iscas naturais, como marisco, caranguejo, molusco, camarão e tatuí.

Um comentário :

  1. Olá! Gostei muito da dica, vi um amigo pegar duas bem grandes. Estava até me preparando para tentar pegar alguma, porém, você comentou que a carne da pirauna contem muito verme, aí já fiquei triste. Um abraço.

    ResponderExcluir