quarta-feira, 31 de julho de 2013

Peixe ao Vinho



INGREDIENTES
  • quanto baste de sal
  • quanto baste de suco de limão
  • quanto baste de salsinha picada(s) finamente
  • 1 unidade(s) de cebola em rodelas
  • 2 unidade(s) de tomate em rodelas
  • 1/2 xícara(s) (chá) de vinho branco
  • 1 kg de peixe em postas

COMO FAZER

Tempere o peixe com sal e limão. Deixe tomar gosto por 1 hora. Coloque as postas escorridas num refratário. Por cima, rodelas de cebola e de tomate. Se necessário, alterne camadas. Salpique a salsinha e regue com o vinho. Leve ao microondas em potência alta por 8 a 10 minutos, com o refratário destampado. 

Pesca no Caribe - Destinos - Parte 06


Puerto Aventuras, México

Puerto Aventuras é uma comunidade residencial, está localizado no coração da Riviera Maya no Caribe mexicano, é uma comunidade localizada no município de Solidaridad, no estado de Quintana Roo, no México. Ele é um dos principais resorts da Riviera Maya, famosa por suas praias e hotéis que estão instalados nas proximidades.

Como o próprio nome indica, este desenvolvimento resort luxuoso e completo localizado na Riviera Maya é um conjunto de surpresas maravilhosas. O projeto é excelente: há moradias, bangalôs e apartamentos para aluguel ou venda, campo de golfe, marina, jardins, lojas exclusivas, museu, escola bilíngüe, discoteca, bela praia, igreja, ginásio e spa.

As atividades que podem ser contratados são de pesca, excursões a sítios arqueológicos nas proximidades, como Tulum e Coba selva, mergulho, snorkeling, passeios a cavalo e nadar com golfinhos, entre outros. Se você quiser ver todas as possibilidades de atividades para preencher as suas férias!

O melhor de Puerto Aventuras vem em um milhão de anos. Descrito como praias de areia branca melhores na Riviera Maya, Puerto Aventuras é uma comunidade com uma mistura de beleza tropical e uma atmosfera agradável.

Tempo (Clima)

O clima é bom durante todo o ano, especialmente durante o verão, quando as temperaturas podem atingir o seu pico, cerca de 40 ° C, enquanto os invernos permanecer leve a aquecer.

O complexo inclui três baías protegidas de entrada e areia branca toda coberta.

  • Fatima Bay
A praia principal na parte central de Fátima Bay com mais de 1,5 quilômetros de frente para a praia a partir de Chac Hal Al e termina no Grande Península. Tal como acontece com todas as praias de Puerto Aventuras, Fátima Bay é ideal para crianças e água baixa, o que torna uma das praias mais seguras na costa do Caribe.

  • Chan Yu Yum
É uma pequena baía norte do resort, este em si é parte do Oasis. Um trecho da praia na terra foi construído para acomodar várias camas de serviços REST e café da manhã. Localizado na entrada e na frente da praia, no sul do resort, continuam a reserva mais natural e exclusivo para alguns proprietários de sorte.

  • Chac Hal Al
Muita coisa para fazer na água das praias nos arredores de Puerto Aventuras, incluindo jet ski, esqui aquático e windsurf. O mergulho é a atividade mais popular na área.

Devido à baixa densidade e à distribuição de áreas no plano global, nossas praias nunca será saturado e os proprietários sempre desfrutar de sua privacidade, apesar da alta temporada dos hotéis.

PESCA


Descrição

Puerto Aventuras é famosa em todo o mundo para a pesca desportiva, e por boas razões. O curso do Golfo do México, traz uma grande variedade de peixes e clima do Caribe dizer bom dia de pesca durante todo o ano. Você pode mergulhar e pescar ao mesmo tempo, que pode ser um passeio divertido família ou grupo. Peixe por um tempo, então pare e nadar nas águas refrescantes do recife.

Temporada de Pesca

A melhor época de pesca é a partir de meados de março até o final de junho. Pescadores podem pegar sailfish, marlin, dourado / golfinho, atum e muito mais.

Fora de época, o capitão Walter pode levá-lo a pesca para veleiro, cavala, cavala, Dorado / Dolphin, e barracuda (especialmente em julho, agosto e setembro).

Se houver uma boa pesca em águas profundas, por algum motivo eles podem optar por peixes pesca para albacora, pargo ou garoupa.

Billfish (veleiro e marlin) são capturados e em seguida liberado, a fim de evitar o esgotamento das populações locais. Trolling Isto é o que nos tornou famosos. Pegar Sailfish, Marlin, Wahoo, Dolphin (Mahi Mahi ou Dorado) Tuna e Barracuda. Com os nossos capitães e companheiros de especialistas garantem que você pegar um peixe. As áreas de pesca famosos do mundo são, literalmente, a 5 minutos do cais, ampliando o tempo de pesca. Fundo Pesca Goze de paz e serenidade do Caribe, pescar alguma coisa para o jantar. Você será levado a alguns dos recifes na área onde você pode capturar o Grouper, Yellow Snapper Fin, Mutton Snapper e Cubera. Todos excelentes lutadores e soberbos em sua mesa.




terça-feira, 30 de julho de 2013

Pesca no Caribe - Destinos - Parte 05


Cozumel, México

HISTÓRIA

Apesar de telhados de palha construído tradição maia, quando a ilha era um local de culto da Deusa da Fertilidade "Ixchel", foram substituídas por uma empresa de construção de concreto, ainda mantêm seus habitantes inocência, honestidade e vontade de serviço que sempre caracterizou a cultura maia.
A breve informação coletada documentos históricos, não se compara com a vasta coleção de vestígios deixados por seus antigos moradores como prova da importância da Ilha das Andorinhas como ponto de comércio marítimo de sua cultura antiga, antes da chegada dos conquistadores espanhol, que por sua localização geográfica foi escolhida como um local chave na navegação, onde tiveram a oportunidade de desfrutar dos mais belos pôr do sol.
Quente desde então com os convidados, a casa das tartarugas marinhas, flamingos e quatis, guaxinins, Cozumel também foi o lar de piratas famosos em todo o século XVII, e de repente desocupado por razões desconhecidas, ele cultivou durante seus anos de desolação e solidão que o sentimento peculiar hoje pode ser colhido a cada um de seus visitantes para espalhar a alegria deste pequeno pedaço de terra cercado por águas azul-turquesa que provocam cócegas em seu piso de superfície dos pés das pessoas que o visitam.
Ecologia

A temperatura média é de 27 graus, nos verões mornos entre 27 e 32 graus, e no inverno esfria cerca de 21 graus, assim, em Cozumel todo dia é dia auspicioso para ir para a praia ea água permanece a uma temperatura entre 25 e 27 graus ao longo do ano.
Um dos grandes privilégios é dado refúgio neles o maior sistema de recifes nas Américas, o recife Mesoamericano que faz com que o sonho de todo mergulhador porque nestes recifes de casa encontraram mais de 250 espécies de peixes tropicais, incluindo peixes Anjo Rainha e peixe-sapo não visto em qualquer outra parte do mundo, tartarugas marinhas, e uma infinita variedade de espécies marinhas, que também exibiram curioso para aqueles que preferem desfrutar o mergulho profundezas inexploradas.
Em terra, as árvores são fragatas pontilhadas, biguás, pererecas e alguns pelicanos que gostam de viver com os humanos no calçadão. Batalhões estão cheios de caranguejos mover em toda a época de acasalamento e ao redor da ilha iguanas amigavelmente mostrado variedades coloridas. Se chove, tartarugas dar um passeio através da selva e da cidade agradecendo a umidade, enquanto as tartarugas ciumentos enterrar seus ovos em ninhos nas praias ou parando no olhar curioso do ser humano.

Tuna Fishing Cozumel


Nós de pesca de corrico e pesca de fundo, a nossa equipa inclui Penn Internacional bobinas, Shimano e Penn fiação. Nosso navio (Tuna II) é uma Rampage 31 ', espaçosos, confortáveis, equipados com localizadores de peixe, GPS, downrigger e outrigger, 5 linhas de pesca, lutando cadeira, ar condicionado, casa de banho e todos os itens de segurança necessários. Foram buscá-lo e devolvê-lo ao banco dos réus do seu hotel (se houver). Dependendo da época, pode-se pegar sailfish, marlin branco ou azul (picos de preferência livres), wahoo, garoupa, pargo, dorado, só para citar alguns.Podemos limpar a sua captura para você fazer em seu hotel para o jantar! Nossas viagens incluem: Todos os equipamentos de pesca e permite isca, refrigerantes, água, cerveja e petiscos.


segunda-feira, 29 de julho de 2013

Espeto de Peixe



Preparo: Rápido (até 30 minutos)
Rendimento: 5 porções
Dificuldade: Fácil
Categoria: Peixe ou fruto do mar
Calorias: 175 por porção

Ingredientes

600 g de filé de peixe em cubos de 3 cm
3 cebolas grandes sem  casca e cortadas ao meio
1 pimentão verde em  quadrados de 3 cm
1 xícara (chá) de vinho branco
2 colheres (sopa) de folhas de coentro
1 pimentão vermelho em quadrados de 3 cm
sal e molho de pimenta a gosto

Modo de preparo

Reserve o peixe, a cebola e o pimentão. Bata os demais ingredientes no liquidificador. Deixe o peixe no molho obtido por 30 minutos. Monte os espetos, intercalando o peixe com os dois tipos de pimentão. Reserve o molho. Grelhe os espetos até a carne dourar dos dois lados, banhando-os constantemente com o molho. Depois de cinco minutos, ponha as metades de cebola para grelhar. Deixe-as assar de cada lado por oito minutos ou até que estejam macias.


Piadas de Pescador

Dois moleques resolveram sacanear um dos pescadores mais mentirosos de sua cidade. Aproveitaram enquanto ele cochilava ao lado de sua vara com a isca lançada no rio, amarraram um tatu no anzol e jogaram o bicho dentro da água:

— Seu Zé, acorda, tem peixe na linha!
O velho pescador puxou a isca com o tatu fisgado, sem demonstrar a menor surpresa.
Então os garotos disseram:

— Tá vendo só, Seu Zé? Depois o pessoal diz que o senhor é mentiroso. Nós somos testemunhas de que o senhor pescou um tatu!
O mentiroso não pensou duas vezes e respondeu:

— Isso não é nada. Esse aí já é o quinto, só hoje!
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------


De viagem no interior,
o paulista vê um grande lago e tem a brilhante ideia de fazer uma pescaria.
Esse lago é propriedade de alguém?
pergunta ele a um caipira que está passando.
Não sinhô. É público!
Então é crime tirar alguns peixes dele?
Crime num é não sinhô... É milagre!

Pesca no Caribe - Destinos - Parte 04


Playa del Carmen, México

Playa del Carmen (Xaman Há ou Pláaya em língua maia ) é a sede do município de Solidaridad, Quintana Roo, localizado no sudeste do México, ao sul de Cancún. Situa-se dentro da zona denominada Riviera Maya. A cidade é banhada pelas águas do Mar das Caraíbas e sua principal actividade económica é o turismo. Esta última actividade gera também muito trabalho no sector da construção civil, a segunda actividade mais importante do município. É a terceira maior cidade do estado de Quintana Roo, a seguir a Cancún e Chetumal.

Historia

Na era pré-colombiana, Playa del Carmen chamava.se Xaman Há (Água do Norte no idioma maia) e era o ponto de partida dos maias em peregrinação ao santuário de Ixchel na ilha de Cozumel. O primeiro povoado moderno data do início do século XX quando ali se fixou uma comunidade de pescadores e produtores de coqueiros. Até meados dos anos 80, Playa del Carmen era uma pequena povoação com menos de 1500 habitantes, mas nas últimas décadas tem-se transformado vertiginosamente ao ritmo do crescimento turístico.

Desenvolvimento e crescimento

No ano de 1985 a sua população era de apenas 1000 habitantes. No entanto, em 2005 contava já com mais de 100.000 habitantes, tendo uma das taxas de crescimento mais altas do continente (cerca de 20% por ano). Este crescimento deve-se a migração de pessoas de outras zonas do México que vieram em busca de trabalho no sector do turismo. Números do Instituto Nacional de Migración de 2003 mostram que pelo menos 7% dos residentes na cidade são de origem estrangeira.

Em Novembro de 2004, o crescimento deste destino turístico traduzia-se numa oferta hoteleira de 23 mil camas e numa afluência de visitantes estimada em cerca de dois milhões, principalmente dos Estados Unidos da América, Canadá e Europa.

Turismo
Playa del Carmen oferece uma série de atracções no seu centro e nos seus arredores:
Xcaret : Parque Eco-arqueológico situado 6 km a Sul de Playa.
Cozumel : ilha localizada à frente, apenas a 45 minutos em ferry.
Tulum : Zona arqueológica maia situada na costa.
Xel-Há : Parque ecológico

Pequenos hotéis: situados no centro histórico da cidade. Oferecem um serviço personalizado, que reflete geralmente as tradições dos países de origem dos seus proprietários (italianos, alemães, franceses, argentinos).

Playacar: dentro de Playa, desenvolveu-se este complexo turístico hoteleiro que inclui grandes hotéis de cadeias hoteleiras internacionais

Pesca


Descubra uma das mais emocionantes alternativas para pesca esportiva em Playa del Carmen e Riviera Maya e desfrute esta apaixonante atividade a bordo de um barco de pesca profissional. O Mar do Caribe é famoso por sua imensa variedade de peixes, portanto você terá a oportunidade de pescar um marlín, um atum, um dourado ou um peixe espada. Pesque um peixe digno de um troféu e tire uma foto!

Navegará em barcos modernos e rápidos, operados por uma experiente tripulação e os melhores capitães. Poderá pescar com carretilha e percorrer as áreas em um ritmo lento para que desfrute cada momento e também alcance a parte mais profunda. Aproveite o melhor da pesca esportiva em Playa del Carmen e Riviera Maya! 

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Pesca no Caribe - Destinos - Parte 03


Puerto Morelos, México

Puerto Morelos é uma cidade e porto marítimo, em Quintana Roo , México oriental 's estado , na Península de Yucatán . A cidade fica no extremo sul do município de Benito Juárez , no nordeste do estado, cerca de 36 km ao sul da cidade turística de Cancún . O terminal marítimo de Puerto Morelos está equipado para lidar com recipientes e é o maior e mais importante porto marítimo no estado de Quintana Roo.

População de Puerto Morelos 
Ano
População
1980
672
1990
740
1995
829
2000
892
2005
1097
2010
9188

Puerto Morelos é dividida por uma rodovia e um manguezal pântano em três seções. O oeste da rodovia é conhecido como "Colônia Joaquin Zetina Gazca". O leste da rodovia é chamada de Colônia Pescadora”. A seção sobre a costa leste do manguezal é "Puerto" ou "Antiguo (old) Puerto Morelos". Esta aldeia piscatória original costeira é agora um bairro tranquilo, de uso misto de residências, hotéis, condomínios, restaurantes, e lojas para turistas. A segunda parte é de cerca de 2 km. interior e junto à estrada 307, no lado ocidental. A parte interior é principalmente habitações de um nível para os trabalhadores locais.

Ele tem sido historicamente o principal porto entre o continente de Yucatán e a Ilha de Cozumel , e um automóvel balsa usada para executar a partir de Puerto Morelos a Cozumel. A cidade é nomeada após a Independência líder José María Morelos .

Puerto Morelos tem crescido rapidamente com o desenvolvimento do turismo e no censo de 2010 é o lar de 9.188 pessoas.

Resorts são abundantes na região de Puerto Morelos ao longo da Riviera Maya e atrações, como o Crococun Crocodilo Zoo, também estão aumentando em número.

Uma centena de metros da costa encontra-se a Puerto Morelos parte do Sistema de Barreira de Corais da Mesoamérica, designada como Parque Nacional Marinho devido a ativistas ambientais locais.

 Clima 


Classificados por sistema de Köppen-Geiger como clima tropical úmido e seco (Aw), porque o seu mês mais seco tem menos de 60 milímetros (2,4 in) de precipitação e também a menos de 100 - (total anual de precipitação [mm] / 25) , também porque cada mês, tem uma média de média acima de 18 ° C (64 ° F) .  

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Segurança na pesca – Fogo a bordo

Pesquisas realizadas pela Divisão de Barcos a motor e de Segurança Aquática dos Estados Unidos, as maiores perdas de barcos naquele pais, são devidos a incêndios a bordo.

Vapores de gasolina acumulados em compartimentos e áreas baixas são a causa principal de explosões e incêndios nos barco. O referido vapor e mais pesado que o ar, concentrando-se em espaços do barco onde não haja escape. Se não se introduzir ar fresco nesses espaços, qualquer fagulha ou chama pode ocasionar uma explosão.( foi nosso caso, vapor acumulado abaixo da plataforma e uma fagulha acidental dos cabos da bateria –BUMMMMM)

A maioria dos incêndios e explosões em barcos ocorrem durante ou após o abastecimento. Então e sempre bom seguir algumas normas quando estiver abastecendo o barco.:

1 – Procure sempre abastecer o barco sob boas condições de iluminação. E facil derrubar combustível quando não se enxergam as operações de abastecimento;

2 – Desligue todo o equipamento elétrico do barco, evite fumar durante a operação;

3 – Barcos com cabine, feche todas as portas e escotilhas através das quais os vapores possam entrar acumulando-se em áreas sem ventilação;

4 – Tanques metálicos, ter a certeza deque o bico da mangueira de combustível esteja sempre em contato com o tanque , prevenindo uma fagulha estática;

5 – Se seu motor é equipado com tanque separado procure enche-lo longe do barco;

6 – Nunca encha o tanque até a boca. Deixe algum espaço, para a expansão do combustível. Aperte bem a tampa e limpe os restos de combustível que tenham caído fora do tanque;

7 – Areje o barco, depois de abastecido. Faça o teste do nariz, procure sentir qualquer odor de combustível, antes de funcionar o motor.

Tenham sempre a bordo um extintor de incêndio, aprovado pelas autoridades competentes e sua localização deve ser de fácil localização, para que qualquer pessoa tenha acesso ao aparelho.

É sempre bom tomar alguns cuidados.


Sardinha na panela de pressão


INGREDIENTES
  • 1 kg de filé de sardinha fresca
  • 8 tomates maduros sem pele e sem semente (picados em cubos grandes)
  • 1 pimentão verde cortado em tiras
  • 2 cebolas cortadas em anéis
  • 3 dentes de alho amassados
  • 1/2 xícara de azeite
  • Limão
  • Salsa picadinha
  • Sal

MODO DE PREPARO
1.      Tempere as sardinhas com limão e sal
2.      Comece a arrumar em camadas finas na panela de pressão tomate, cebola, alho, salsa, pimentão e sardinha, até terminar todos os ingredientes
3.      Por último, derrame o azeite
4.      Feche a panela e acenda o fogo
5.      Quando começar a apitar, abaixe o fogo e desligue após 10 minutos
6.      Abra a panela só depois que sair toda a pressão
7.      Pode ser servido quente com arroz e salada

8.      Pode ser servido frio com torradas e pão

Pesca no Caribe - Destinos - Parte 02


ISLA MUJERES

Localizado em frente à costa de Cancun, com seu 7,5 km de comprimento e uma média de 500 metros de largura, Isla Mujeres tem muito a oferecer. Sua infra-estrutura do hotel inclui hotéis de 1 a 5 estrelas, especializadas, restaurantes internacionais e regionais, bares para ouvir diferentes tipos de música, clubes de praia, shows Caribe, nadar com golfinhos, Turtle Farm e muito mais para descobrir.

Seus habitantes, em sua maioria pescadores, convidamos você a participar da forma tropical simples e agradável da vida. Com suas praias de areia branca, ideal para banhos de sol e ver o mar, é fácil ceder à tentação de boa comida, dança, desportos aquáticos e serenidade.

Isla Mujeres é um lugar privilegiado, com uma riqueza natural e cultural único no México. Esta bela ilha combina a beleza do Caribe, a densa floresta tropical ea maravilhosa herança da civilização maia. Destaca-se como um dos tesouros naturais do México, um verdadeiro paraíso na terra encantadora.

Além de suas praias e da deslumbrante arquitetura natural das suas falésias, Isla Mujeres tem vestígios arqueológicos e parques marinhos com recifes naturais incríveis.Visitando Isla Mujeres é como descobrir um mundo mágico que todos os visitantes gostaria de chamar a sua segunda casa. Isla Mujeres é fascinação, à primeira vista, uma vez que ninguém escapa da beleza natural da ilha e do charme do Caribe. Em Isla Mujeres, muitos mundos diferentes são combinados por um fator comum: o sabor genuíno do Caribe mexicano.

H ISTÓRICO

Uma viagem rápida ao longo do tempo vai dar-lhe uma boa visão da longa e rica história Isla Mujeres.

A primeira notícia sobre Isla Mujeres data de volta para 564-1516 dC, quando era uma província maia, Ekab, uma das quatro províncias ou territórios maias que formaram o que é hoje o Estado de Quintana Roo.

Naquele tempo, Isla Mujeres não era um assentamento humano, era um santuário de Ixchel (deusa da tecelagem, a felicidade, a lua, a abundância ea medicina, entre outros). De 01 de março a 4 de 1517, uma expedição espanhola sob a liderança de Francisco Fernández de Córdoba, descobriu a ilha e encontrou um santuário com uma representação de Ixchel e um tribunal de mulheres, daí o nome de Isla Mujeres foi dado.
Em 1850, mais de 250 pescadores, piratas e mayas fugindo da guerra cruel de castas, estabeleceu-se na cidade de Dolores, em Isla Mujeres.

A construção de Hacienda Vista Alegre do Fermin Mundaca y Marecheaga, foi um marco na história da Isla Mujeres, uma vez que abrangia 40% da superfície total da ilha, e da agricultura controlada e criação de gado.

No final do século XIX, Isla Mujeres tinha uma população de 651 habitantes em uma área urbana definida. A paisagem marinha, com seus inúmeros pássaros, barcos e pescadores fizeram uma bela paisagem.

FISHING

Descubra como a pesca pode ser emocionante, apreciar o belo mar do Caribe, uma boa captura, as águas azul-turquesa em torno Contoy são excelentes para a pesca, mesmo os iniciantes podem ter a certeza de pegar um barracuda em seu caminho para a ilha.

A pesca é uma experiência a não perder, uma vez que você tem a oportunidade de capturar espécies marinhas como o marlin, dourado, wahoo e muito mais. Em Isla Mujeres existem vários torneios de pesca internacionais todos os anos.


Keen M Sport Fishing 
Tel:. 52 (998) 877 0759 
Fax: 52 (998) 877 1124 
e-mail: fishkinm@cancun.com.mx
Web-Site: www.islamujeressportfishing.comwww.keenmsportfishing.com

INFRAESTRUTURA

Infra-estrutura turística eficiente Isla Mujeres "inclui hotéis de 1 a 5 estrelas, cerca de 1.200 quartos, um centro de convenções, centro cultural, agências de viagens, bancos, hospitais, casas de câmbio, marinas, lojas de mergulho, clubes de praia, bicicletas, ciclo motores e carrinho de golfe aluguéis. Há também uma grande variedade de pratos que vão do tradicional ao internacional.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Barragem do Castanhão: um paraíso ameaçado


Pesca predatória extermina famílias inteiras de tucunarés num local sagrado da espécie

Há alguns anos o Açude Castanhão vem se destacando no cenário da pesca esportiva nacional como um dos melhores pontos para pesca do tucunaré fora da Bacia Amazônica. A quantidade de peixes e, principalmente, o porte dos exemplares encontrados lá ainda não encontram comparativos com outros locais de pesca de tucunarés fora da Amazônia, e talvez até mesmo em alguns locais daquela região. Esse fato pode ser muito bem ilustrado pelo recorde capturado e registrado na IGFA do pescador Rômulo Patrick, um magnífico exemplar de tucunaré (Cichla Pinima) de 26 lb, ou 11,78 kg e 83 cm. Exemplares de porte entre 5 kg e 10 kg também não são incomuns no açude.

A pesca amadora vem colocando toda a região da barragem em destaque, atraindo turistas e pescadores de todo pais, estimulando o interesse turístico em geral na região e gerando emprego, renda para população e divisas para os municípios do entorno da barragem. Fato que acontece em muitas outras regiões do país com potencial para pesca esportiva.

Infelizmente essa barragem maravilhosa e única esta seriamente ameaçada. Há alguns anos o Castanhão vem sofrendo uma crescente agressão promovida pela pesca predatória e pela pesca profissional desenfreada, principalmente pela pesca de arpão com fins comerciais.

O perfil mais comum dos praticantes desse crime contra o meio ambiente, e contra a economia local, é de pescadores profissionais contradados por “armadores” que organizam “grupos” de até 30 – 40 pescadores, que ficam acampados semanas nas margens da barragem, pescando de forma continua e retirando toneladas de pescado semanalmente. Esses grupos são geralmente de outros estados como Rio Grande do Norte, Paraíba, Piauí, Maranhão e, logicamente também do Ceará. Pescam de todas as formas possíveis como redes (dentro e fora das malhas permitidas), anzol e principalmente arpão, o que é absolutamente proibido pelas leis de nosso país e do Estado do Ceará, visto que ambos vetam a pesca subaquática com fins comerciais em águas interiores.

Isso é um crime ambiental grave, que está dizimando os estoques pesqueiros do Castanhão, notadamente do tucunaré. Espécimes de tucunaré de grande porte são os mais cobiçados, mas qualquer outra espécie como tambaquis, tilápias, pescadas, piaus, curimatãs e mesmo pirarucus são caçados a exaustão, aos olhos de todos que navegam pelo Castanhão.

Esse tipo de crime ambiental, caso não seja combatido de forma imediata, acabará tornando o Açude do Castanhão uma barragem morta, sem nenhum atrativo para a pesca esportiva e ameaçando mesmo a pesca legal praticada pela população pesqueira local. Os praticantes dessa verdadeira devastação já promoveram isso repetidamente em outras barragens da Região Nordeste, que tinham um grande potencial para exploração sustentável do turismo da pesca esportiva e simplesmente se tornaram açudes “comuns”, sem o menor potencial turístico e com seus estoques naturais praticamente devastados como vemos na Barragem de Coremas – PB, na Barragem do Açú – RN (Barragem Engenheiro Armando Ribeiro Gonçalves), o Açude do Orós – CE e tantas outras pelo Nordeste.

As autoridades locais, estimuladas e cobradas pela APEECE – Associação de Pesca Esportiva do Estado do Ceará – são sensíveis ao problema e vem mostrando comprometimento com ações de fiscalização. O problema é que o volume dessas ações ainda é extremamente tímido comparado ao tamanho da ameaça e intensidade das ações predatórias e ilegais no Castanhão. Não há ainda uma integração dos diversos orgãos responsáveis pela fiscalização ambiental da barragem, quer seja nas águas do Castanhão, quer seja nas estradas da região e do Estado do Ceará.

O Açude do Castanhão, caso não tenha ações de defesa imediatas, efetivas e constantes, são suportará o atual nível de agressão. Temos visto isso de forma muito clara com a diminuição do volume de tucunarés capturados hoje e com a constante e ininterrupta presença de mergulhadores, que pescam com fins comerciais nas águas da barragem. Não há lugar que resista a isso por muito tempo. Os exemplos do fim disso já foram citados e todos já conhecem.

É preciso que aconteça já a presença dos órgãos de fiscalização estaduais e federais com o fim de mudarem essa realidade de forma imediata, sob pena de o Brasil perder um tesouro, o Estado do Ceará perder um destino turístico incomparável e o povo dos municípios de Jaguaribara e entorno do Castanhão perderem a uma grande oportunidade de se desenvolverem e trazerem emprego e renda para sua população.


Traíra / Wolf-Fish ( Hoplias malabaricus) - Parte 31


Como pescar traíras segundo Fábio Zurlini

Onde você costuma pescar traíras? 

Sem dúvida alguma dou preferência para pescar em grandes e antigos açudes de interior, porque normalmente possuem uma grande população da espécie.

Muitos desses locais não são freqüentados, tornando as traíras menos desconfiadas e fazendo com que sejam mais agressivas.

Outro fator muito importante antes de começar a pescaria é analisar o açude. Prefiro aqueles com pouco profundidade e com vegetação do tipo taboa.

Atualmente tenho pescado na região de Paraibuna (SP), onde encontro diversos locais, como o descrito acima, para pescar.

Como costuma explorar o ponto de pesca?

Quando vou a um açude novo, minha primeira atitude é procurar um local mais raso e com estrutura.

Se o local escolhido for limpo começo a pescaria com poppers, pois posso alternar várias formas de trabalho, de mais lentos com toques curtos a mais rápidos fazendo bastante barulho. Essa ação consegue atrair os peixes que estão mais longe ou escondidos na vegetação.

Caso tenha pela frente muitas estruturas gosto de trabalhar com buzzbait, que foi desenvolvida para a pesca do black bass em locais com muita vegetação. Seu trabalho é simples. Basta executar um recolhimento contínuo para que seu barulho desperte o ataque das dentuças. Podemos alterar a velocidade de recolhimento para saber como o peixe está atacando.

Quando uso iscas de superfície dispenso o empate de aço, pois ele atrapalha o trabalho da isca e os ataques normalmente acontecem na parte traseira do corpo da isca. Se a fisgada for rápida dificilmente você vai perder a isca. Agora, se for usar iscas de meia- água coloco um empate de aço bem fino. Como esses plugs têm um trabalho mais lento, as ações acontecem na cabeça da isca.

Se depois desse trabalho não consigo encontrar o peixe, parto para locais mais profundos, como aconteceu em uma pescaria com o amigo e editor Alex Koike. A estratégia foi bem produtiva, escolhemos o local mais fundo próximo à vegetação e as traíras estavam nessa região caçando.

Equipamentos

Varas: vara Megabass Destroyer F3 63 The Griffon de 6´3´´ para linhas de 5 a 16 lb

Carretilhas: de perfil baixo com capacidade de 120 m de linha 12 lb

Linhas: Sunline de 10 lb de fluorcarbono e Sunline Bass Especial de 12 lb de monofilamento

Iscas: Cetus da Kingfisher na cor rosa e firetiger e buzzbait branco

Buzzbait Branca




Pesca no Caribe - Destinos - Parte 01


Isla Contoy, México

É uma pequena ilha localizada no norte do estado de Quintana Roo , aproximadamente, 30 km de Isla Mujeres. A ilha é de 8,75 km de comprimento e 200-700 m, 500 m de largura, em média, tem uma área de 230 ha. superfície terrestre. 

desde 1961 a ilha é protegida pelo governo mexicano, e foi declarado um parque nacional em 1998 , também foi conhecido como o "Bird Island". Sul da ilha é a parte Ixlaché recife da segunda maior barreira de corais do mundo.

Protegido pelo governo mexicano desde 1961, e declarado Parque Nacional em fevereiro de 1998, a ilha é executado em conjunto pela Organização Não-governamental baseada em Isla Mujeres, Amigos de Isla Contoy AC . "ea Comissão Nacional de Áreas Naturais Protegidas CONANP que depende da Secretaria de Meio Ambiente, Recursos Naturais e Pesca (SEMARNAT) .

Além de sua beleza, isoladas praias de areia branca inigualáveis ​​e palmeiras exuberantes, a ilha possui mais de cento e cinqüenta migração e espécies de aves residentes. Os mais numerosos e fáceis de observar são a fragata, o pelicano marrom e o corvo-marinho-de-orelhas. Isla Contoy também é um importante local de nidificação de tartarugas marinhas. 

Turismo
Ecoturismo é supervisionado e regulado a pesca comercial são permitidos na ilha, sob a supervisão da Comissão Nacional de Áreas Protegidas (Conap) da Secretaria de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e da organização "Amigos de Isla Contoy AC".
Através destes esforços dos ecossistemas insulares ainda estão intactos. Poucos prestadores de serviços autorizados para o transporte para a ilha até um máximo de 200 visitantes por dia. Cada visitante deve pedir uma autorização no parque nacional escritórios

Cancun ou Isla Mujeres . 

actividades em passeios, deverá visitar o farol, os mangues e o museu onde um biólogo explica o funcionamento dos ecossistemas

Biodiversidade

A vegetação é típica da ilha das dunas costeiras e manguezais, que abrange mais da metade da ilha, foram registradas 98 espécies de plantas.
ninho de tartarugas pente, verde e cabeçuda e depositam seus ovos nas praias da ilha.
A ilha é também um santuário para 152 espécies de aves marinhas tropicais, incluindo fragatas, pelicanos marrons, andorinhas do mar, biguás, etc, que compartilham o terreno com 14 espécies de répteis. 


Devido aos nutrientes na água, você pode encontrar lagostas, polvo, camarão, sardinha e grandes tubarões a cada ano, existem 234 espécies registradas de peixes. 

terça-feira, 23 de julho de 2013

Filé de peixe ao forno


INGREDIENTES

  • 1 kg de filé de peixe
  • 4 batatas cortadas em rodelas finas
  • 2 cenouras em rodelas finas
  • 1 cebola em rodelas
  • 1 tomate em rodelas
  • 1 dente de alho fatiado
  • Coentro a gosto
  • Sal pimenta do reino e alecrim a gosto
  • Suco de um limão
  • 2 colheres de de sopa de vinho branco
  • 8 colheres de sopa de azeite
  • 1/2 xícara de molho de tomate
 MODO DE PREPARO

1.      Preparar uma marinada com o azeite, o suco de limão, o sal, a pimenta, o alecrim e o vinho
2.      Coloque as postas de peixe de molho neste tempero e deixe descansar por 30 minutos
3.      Descasque e corte as batatas e as cenouras, arrume em uma assadeira untada as batatas e as cenouras cortadas, por cima coloque a cebola em rodelas finas, por cima coloque o alho fatiado, por cima o peixe escorrido do caldo, por cima do peixe as rodelas de tomate, o molho de tomate, o coentro e por último o caldo da marinada do peixe
4.      Leve as forno quente por mais ou menos 30 minutos
5.      Sirva com arroz branco e salada de alface

Peixe Serra / Sawfish (Pristiophoriformes)


Focinho em formato de serra com 24 a 32 dentes de cada lado , esqueleto cartilaginoso como os tubarões e raias. A serra possui poros que são sensíveis ao movimento e à eletricidade. A serra é usada principalmente para auxiliar na captura de comida. Com ela, o peixe revolve a superfície arenosa ou lamacenta, à procura de pequenos crustáceos e moluscos e investe contra cardumes de peixes, atordoando-os. Quando se faz necessário, a serra é também usada como defesa - o peixe move esta estrutura horizontalmente, com grande força, o que pode causar estragos significativos a qualquer animal que se aventure a atacá-lo. É o único tubarão, com exceção do tubarão-cobra, que possui seis fendas branquiais no lugar de cinco ou sete. Sua carne é muito apreciada. É de coloração cinza-azulada, tem nadadeiras triangulares escuras atrás da cabeça e nadadeira dorsal dupla.  Parte inferior  branca,  amarelo claro ou pardacenta. Barbatana caudal grande e oblíqua com lóbulo inferior extremamente reduzido. Pode alcançar 5 m de comprimento e sua serra possuir 1,5 m por 20 cm de largura, e peso de 350 Kg . As mandíbulas têm dentes pequenos. Ambas as maxilas têm 10 a 12 fileiras de dentes, com 88 a 128 dentes na maxila superior e 84 a 176 na maxila inferior. Os dentes são arredondados anteriormente e têm uma borda sem corte na face posterior. Os olhos e espiráculos se encontram na superficie dorsal. Podem viver por 30 anos. 

Lugares

Ocorre em todo o litoral Brasileiro e Parte ocidental do oceano Índico, ao longo da costa sudeste da África do Sul. Outras espécies de peixe-serra são encontradas nos oceanos Atlântico ocidental e Pacífico ocidental.espécie costeira, mas pode cruzar águas profundas para alcançar ilhas. Ascende rios e pode tolerar água doce. Visto geralmente em baías, lagoas, estuários, e bocas de rio. São encontrados também nas baías e nos estuários. Vivem somente na água rasa, enlameada e podem ser encontrados em água doce e salgada. A maioria prefere bocas de rio. Alimentam-se de pequenos peixes e crustáceos. Profundidade de até 120 m

Métodos e  Iscas

Não posso informar olhar OBS.

OBS:

A captura e comércio do peixe serra já são proibidos pelas leis brasileiras desde 2004. Não existe uma pesca direcionada exclusivamente ao peixe serra. Sua captura é incidental, ou seja, ocorre durante a pesca de outras espécies. Entretanto, a captura de um indivíduo é comemorada, pois sua serra ou catana pode valer até mais de mil dólares no mercado internacional. A retirada da peça custa o sacrifício do animal. A serra acaba sendo utilizada para vários fins. Os dentes da serra são comercializados para serem usados como esporas em rinhas de briga de galo; a serra como um todo é utilizada também como enfeite ou adorno exótico; e existe ainda a crença de que a serra cura a asma, o que não possui nenhuma comprovação científica. As barbatanas, assim como a dos tubarões, são exportadas para o oriente onde servem de ingrediente para uma sopa típica. Com menor importância, a carne também é comercializada. Está criticamente ameaçada de extinção, segundo listas internacionais e regionais. Atualmente, calcula-se que só 10% da população original. Ocupam uma importante posição como predadores nos ecossistema marinho e estuarino e que a conscientização dos pescadores e da população, aliada a efetiva fiscalização, são essenciais para a sobrevivência da espécie. 


terça-feira, 9 de julho de 2013

Férias até dia 23/07

Boa noite amigos....

Estou entrando só para avisar que estamos entrando em férias até fia 23/07... 

Todo mundo merece um descanso...

Boas férias meus amigos,

boas pescarias!

Atenciosamente

Diego Chiuratto Pires

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Abadejo com Alho-poró e Molho de Verão

INGREDIENTES      
  •   1 unidade(s) de alho-poró
  •          4 unidade(s) de echalota
  •          2 unidade(s) de tomate sem semente(s)
  •          1/2 dente(s) de alho
  •          1/2 copo(s) de vinho tinto
  •          quanto baste de azeite
  •          quanto baste de sal
  •          quanto baste de pimenta-do-reino preta
  •          quanto baste de cebolinha verde para decorar
  •          quanto baste de manteiga 
  •          para fritar
  •          quanto baste de farinha de trigo para empanar
  •          200 gr de badejo
     COMO FAZER
Em uma caçarola, doure o alho no azeite. Acrescente echalotas, os tomates cortados em quatro e refogue por alguns minutos. Depois, regue com o vinho, tempere com o sal e a pimenta, tampe a panela e deixe cozinhar em fogo lento por mais 20 minutos. 


Em outra panela com água fervente, escalde o alho-poró inteiro, depois corte em três pedaços iguais e passe-os na manteiga. Tempere com sal. 

Tempere o peixe, passe levemente na farinha de trigo e grelhe dos 2 lados em grelha untada com manteiga.