quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Quais Equipamentos são Autorizados em Cada Tipo de Pesca



Pescador amador pode pescar com linha de mão, caniço, puçá, vara com molinete/carretilha, anzol simples com isca natural e anzol múltiplo (garatéia). Nas modalidades de arremesso e corrico, a isca artificial pode ser usada. Pescadores amadores também podem utilizar espingarda de mergulho ou arbalete.

Na pesca em alto mar por pescadores amadores, a tarrafa, para captura de iscas, pode ser usada com autorização prévia.

Na captura de peixes de água doces com fins ornamentais, são proibidas as práticas:

-Uso de substâncias químicas, anestésicas, tóxicas ou que causem irritações nos peixes;

-Ações que acarretem danos ambientais ou à fauna aquática;

-Revolver, isto é, mexer no substrato dos rios.

Na captura de peixes de água marinha, são proibidos:

-Uso de substâncias químicas, anestésicas, tóxicas ou que causem irritações nos peixes;

-Perfuração do peixe para descompressão;

-Retirada e/ou ações que acarretem danos físicos aos corais, moluscos, equinodermos, crustáceos, esponjas, algas e outros seres pertencentes ao substrato marinho;

-Revolver, isto é, mexer no substrato dos mares.

(Com informações do Ministério da Pesca e Aquicultura e Ibama)


terça-feira, 27 de agosto de 2013

Pesca de Corrico


A Pesca de Corrico é uma modalidade muito praticada por pescadores esportivos em alto mar ou próximo da costa. Também chamada de pesca horizontal, a prática consiste em rebocar, na popa de barcos, iscas naturais ou artificiais. Elas atraem os predadores marinhos próximos da superfície como atuns, barracudas, sororocas e dourados.

Em embarcações com tamanho de até 26 pés, a Pesca de Corrico pode ser com no máximo seis linhas na água e os mais experientes corricam com até 10 linhas. Para pescadores iniciantes, o ideal é entre duas e quatro linhas. Isso evita que elas se enrosquem.

Na Pesca de Corrico, utilizam-se carretilhas com linhas de multifilamento ou de monofilamento. A experiência do pescador também é fundamental para ajustar corretamente o freio da carretilha. Recomenda-se usar o valor de ¼ da resistência da linha. Por exemplo, se a linha é de 20 kg, o freio deve ter 5kg.


Outra dica para a pesca de Corrico é usar um safa varas. A cordinha que prende o equipamento ao barco é muito útil para evitar uma queda dos equipamentos. Os equipamentos para afastar as linhas da embarcação, os outriggers, também são indicados para facilitar na hora de espalhar as linhas e manter as distâncias entre elas.

segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Desenvolvimento da Pesca Amadora




Em virtude do grande potencial hidrográfico e de diversidades de espécies do Brasil, foi criado pelos ministérios do Esporte e Turismo (Embratur) e o Ministério do Meio Ambiente (Ibama) o Programa Nacional de Desenvolvimento da Pesca Amadora (PNDPA). A iniciativa tem como objetivo transformar a atividade de pesca amadora em mecanismo de desenvolvimento econômico, social e de conservação ambiental.

O PNDPA recebe apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), por meio do Projeto Pesca Amadora. Os estados e municípios com potenciais reservas de pesca amadora são parceiros do programa.

No intuito de fortalecer a pesca amadora como atividade relevante para o turismo, comércio e a indústria, além da conservação do meio ambiente, cultura e tradições locais, as ações do PNDPA são realizadas com a colaboração dos pescadores amadores, das populações ribeirinhas e costeiras, de empresas privadas, universidades e institutos de pesquisa, organizações do governo, ONGs e outros parceiros.

Principais ações do Programa

-Capacitação da população ribeirinha como guia de pescas

-Prospecção de novas áreas para pesca amadora

-Captação de recursos e investidores para o desenvolvimento do setor

-Promoção de pesquisas para melhor conhecimento da ecologia dos peixes esportivos

-Realização de feiras e torneios de pesca amadora

-Divulgação da importância da Licença para Pesca Amadora

-Educação ambiental


-Fomentar o turismo internacional e inter-regional.

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Outros

Bom amigos,

Finalmente consegui uma bela aquisição que promete muito para minhas futuras pescarias.


Espero poder pescar muita Traíra com este novo equipamento, bem como outros peixes também.

Segui a dica do Thiago do blog http://tudosobretraira.blogspot.com.br/

Obrigado Thiago.

Atenciosamente,

Diego C. Pires 

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

white bass (Morone chrysops)


Descrição física 
Cor principal da espécie é branco-prateada de verde pálido. Sua volta é escuro, com as laterais brancas e barriga, e com listras escuras estreitas correndo longitudinalmente nas laterais. Ele tem grandes escalas ásperas e duas barbatanas dorsais. A barbatana dorsal mais anterior é muito mais difícil e parece ter espinhos sobre eles. Embora estas operações não são verdadeiros espinhas, este tipo de barbatana é chamado um raio espinal . Quanto mais posterior das duas barbatanas dorsais é muito mais suave e, portanto, é chamado de soft-ray . Porque as vértebras não se estendem para a cauda, ​​o baixo branco tem o que é chamado uma cauda homocercal . O corpo é de profundidade e comprimida lateralmente.  A maioria crescer até um comprimento de entre 10 e 12 polegadas, embora possam atingir ou mais de 17 centímetros. Porque as porções dorsal e ventral da cauda seu ângulo para dentro, para um ponto de criar um ângulo claro, a cauda é dito para ser entalhada .


O tamanho recorde para baixo Branco capturado em equipamento de pesca é de seis libras e 13 onças (3,09 kg) compartilhados por peixes capturados em 1989 em Orange Lake, Orange, Virginia e em 2010 no rio Amite, Louisiana .  

são carnívoros. Eles têm quatro taxa principal em sua dieta: de copépodes calanoides , ciclopóides copépodes , dáfnia , e leptodora  Eles são alimentadores visuais. Quando não está com medo, eles vão morder prontamente em direto isca , como vermes e peixinhos . Apenas o maior peixe se alimentam de outros peixes e, como a temporada de verão avança, há uma tendência geral de comer menos peixes.  Os peixes que são capazes de acumular lipídios durante o verão são mais capazes de sobreviver a invernos frios. Ao olhar para baixo branco centro-oeste, principalmente em Dakota do Sul, sobreposição de dieta ocorre entre o baixo e o Badejo. Como estações de progresso durante o verão e outono, a quantidade de sobreposição de dieta diminui como resultado de ambos os peixes aumentando em comprimento. 

Lugares
São amplamente distribuídos nos Estados Unidos, especialmente no Centro-Oeste. Eles são muito abundantes na Pensilvânia e na área em torno do lago Erie. Algumas faixas nativas do baixo branco são o Rio Arkansas, Lago Erie perto de Cleveland, Ohio, e do Lago Poinsett em Dakota do Sul, também muito abundante em Oklahoma  Branco graves também foram encontrados nos rios que fluem para o Mississippi. Native a muitos habitats do norte, que foram introduzidas em muitas águas diferentes ao redor dos Estados Unidos, particularmente em locais do sul. Eles também foram introduzidos com sucesso para Manitoba, a partir de 1960, onde eles ganharam importância como um peixe do esporte.

Habitam grandes reservatórios e rios. Quando o acasalamento, na primavera, eles são mais freqüentemente encontrados em rios rasos, riachos e córregos.  São encontradas em altas densidades no segmento a montante dos rios. Esta porção do rio torna-se  mais degradada, uma vez que existem um número de diferentes tipos de peixes que vivem neste segmento bem.  

Métodos
Pescadores têm sido conhecida a pesca a partir da costa, Wade em rios, ou usar pequenos barcos quando é possível.  Verifique com o seu DNR locais sobre os limites, apesar dos limites comuns para baixo branco são 25 por dia por pessoa. 

Iscas
As melhores iscas e iscas para usar incluir peixinhos vivos, bem como diferentes caudas coloridas Twister.  


Traíra / Wolf-Fish ( Hoplias malabaricus) - Parte 36

Mãos à obra

A chatterbait pode ser trabalhada de duas maneiras. A mais produtiva e comum é o recolhimento contínuo. Alternando a velocidade da isca, é possível determinar sua profundidade de ação. Durante o recolhimento, a ponta da vara literalmente treme o tempo todo, intensamente, tamanha é a oscilação lateral da lâmina. Desta forma, o trabalho assemelha-se ao de uma crankbait.


Na outra situação, basta deixar a isca tocar o fundo, para então tracioná-la levemente e em seguida deixá-la cair novamente. Os movimentos devem ser sucessivos até que ela chegue próxima ao barco. Isso costuma funcionar bem em locais mais rasos, onde não é necessário esperar muito para que a isca atinja o leito. Além disso, a caída mais lenta da chatterbait é ideal quando os peixes estão pouco ativos.


Na água salgada
Há modelos que utilizam shads ou camarões como trailers (denominados chattershrimps). Alguns plugs que não possuem barbela são desenvolvidos com a mesma lâmina acoplada em seu pitão frontal, para que vibrem mais na coluna d’água quando tracionados.

Caso não encontre esses modelos específicos para água salgada, você pode usar as mesmas iscas feitas para o bass. Para isso, basta remover as cerdas de silicone e substituí-las por um shad, acoplando-o ao anzol. Este shad deve ter, no máximo, 4 polegadas de comprimento, e possuir formato longilíneo.


+ Dicas

1. Existem no mercado formatos variados de barbela de chatterbaits. Todos têm a mesma característica principal, vibrar bastante durante o trabalho na coluna d’água. As barbelas podem ser cromadas ou coloridas. Tenha na caixa variações distintas de cor. Aquelas berrantes se destacam com água mais suja e as naturais são as mais indicadas para águas limpas.


2. Sempre amarre a linha diretamente ao snap que já vem preso à isca, de maneira que sua barbela vire durante o recolhimento. Assim, a chatterbait vibra e a ponta do anzol fica voltada para cima.

3. Procure acoplar trailers duplos (“twin tails”), cujas caudas tenham o formato de foice (curvos). O movimento é mais intenso quando comparado aos retos.

4. Alguns modelos possuem anzol flexível, um artifício também presente em modelos de spinnerbaits e buzzbaits. Ele serve para evitar que o peixe escape quando pula com a isca presa à boca.

5. A chatterbait é muito produtiva em represas, estejam elas cheias ou baixas. No primeiro caso, grotas com capim podem render boas capturas, a isca consegue passar muito próxima da vegetação sem enroscar. Com represa baixa, procure estruturas mais aparentes, os peixes se concentram ao redor delas. Galhadas a alguns metros do barranco são pontos excelentes. Explorar pontas e arremessar paralelamente ao barranco também é sempre muito produtivo.

Vários modelos com trailers engatados atrairão mais a
 atenção da nossa Hoplias em qualquer circunstância!
6. Você pode colar a extremidade do trailer no chatterbait com cola de secagem rápida. Isso impedirá que ele escorregue da haste do anzol durante os arremessos, principalmente quando estes são realizados por baixo com a intenção de encaixar a isca sob alguma estrutura.


7. De preferência, recolha a isca com a ponta da vara voltada para baixo. Isso faz com que ela desça mais na coluna d’água, agindo em profundidades variadas e seguindo o desnível do barranco. Se preferir que ela venha mais ou menos na mesma profundidade, mais à tona (no meio de um capinzeiro, por exemplo), a vara deve apontar para cima durante o recolhimento.


Equipamento recomendado
- Varas: de 6 a 6’6”, classes 10-20 e 10-25 libras, de ação média e média-pesada. É importante que tenham certa flexibilidade de ponta para que permitam a vibração da isca e que esse movimento seja sentido pelo pescador.

- Carretilhas: de perfil baixo, com capacidade para pelo menos 100m de linha de 0,30mm e relação de recolhimento entre 6 e 7:1.

- Linhas: preferencialmente, multifilamento, com espessura máxima de 0,23mm. Linhas de fluorcarbono de até 0,30mm também podem ser utilizadas.

- Líder: se optar por linha de “multi”, use um líder de fluorcarbono com espessura entre 0,35 e 0,40mm, e comprimento próximo ao da vara usada.

- Iscas: entre 1/4 oz. (7,09g) e 5/8 oz. (17,72g). Aquelas com 3/8 oz. (10,63g) e ½ oz. (14,18g) também são excelentes.

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Traíra / Wolf-Fish ( Hoplias malabaricus) - Parte 35

Chatterbait - PARTE 01


Olá amigos!!!
Hoje estou postando uma MEGA MATÉRIA sobre esta isca chamada Chatterbait que achei no site da revista Pesca Esportiva, a tal isca foi criada pra pescar Bass nos EUA mas que deu tão certo aqui no Brasil que estou fissurado em testar tal isca logo.

Este nome é novo para você? 
Se for, não deixe de experimentar esta isca diferente. Ela renderá ótimas capturas em qualquer nível de represa e ainda pode surpreender na água salgada.


Desenvolvida originalmente para o black bass, a chatterbait é uma espécie de rubber jig com um pedaço de metal fixado à cabeça, que auxilia na movimentação quando ela é recolhida. Essa chapa serve como uma barbela, conferindo um trabalho característico na coluna d’água, capaz de atrair de longe os predadores.

A isca vibra quando tracionada, de um lado para o outro, e oscila rapidamente. Seu anzol de ponta única permanece sempre exposto e voltado para cima. Isso possibilita fisgadas certeiras e dificulta que o peixe escape durante a briga.

Linhas de pouca elasticidade, neste caso, cortam a água com maior rapidez – o multifilamento é ideal para proporcionar fisgadas precisas. Quando utilizada em estruturas como capinzais, não muito fechados, e entre galhos mais finos, a barbela metálica protege a ponta do anzol, o princípio é semelhante ao do arame nos spinnerbaits.
           


As Traíras também adoram!
No Brasil, além do bass, a chatterbait é uma excelente opção para as vorazes traíras. Acoplar a elas trailers pode garantir maior rendimento. A preferência fica para os duplos (“twin tails”), que são maiores e causam maior deslocamento na água e também pelo seu tamanho – traíras grandes dão preferência para iscas mais volumosas.



Em muitos dos ataques sofridos, a isca vai inteira para dentro da boca dos “verdões”. Isso nos faz concluir que, por trabalhar de forma frenética, quando recolhida mais rapidamente, ela passe a impressão de ser uma presa muito veloz. Assim, o predador não pode perder tempo ou errar o bote, e é por esse motivo que ele acaba sendo tão violento.

A capacidade de explorar uma vasta área a cada arremesso é outro ponto importante desta isca. Quando o peixe está a fim de atacar, o trabalho em maior velocidade na meia-água é mortal. Sempre fique atento até o final do recolhimento. Muitos botes acontecem bem perto do barco, quando a isca está prestes a sair da água.


segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Pesca no Caribe - Destinos - Parte 20

RECIFES DE CORAL

Nas Caraíbas encontra-se cerca de 9% dos recifes de coral do planeta cobrindo cerca de 20.000 milhas quadradas, muitos deles localizados ao largo das ilhas das Caraíbas e da costa da América Central Entre eles destaca-se a Barreira de Coral do Belize, com uma superfície de 96.300 ha, que foi declarada patrimônio da humanidade em 1996, faz parte do Grande Recife Maia (também conhecido como Sistema Arrecifal Mesoamericano), que com mais de mil quilômetros de extensão é o segundo maior do mundo, cobrindo as costas caribenhas do México, Belize, Guatemala e Honduras. Atualmente as correntes de água quente colocam em perigo os recifes de coral das Caraíbas. Os recifes de coral contêm alguns dos mais diversos habitats do mundo, mas são ecossistemas muito frágeis. Quando as águas tropicais superam os 30 °C durante um período prolongado, as zooxantelas morrem. Estas plantas providenciam alimento aos corais e conferem-lhes a sua cor. O branqueamento resultante dos recifes de coral mata-os e danifica o ecossistema. Mais de 42 espécies de corais sofreram já branqueamento completo, e cerca de 95% dos corais está a sofrer algum tipo de branqueamento.


O habitat mantido pelos recifes é crítico para algumas atividades turísticas como a pesca e o mergulho e providencia rendas econômicas para as nações das Caraíbas. A contínua destruição dos recifes pode deteriorar a economia da região. Em 1986 entrou em vigor o protocolo da convenção para a proteção e desenvolvimento do ambiente marinho na região das Caraíbas, cujo propósito é proteger a vida marinha que se encontra em perigo através da proibição de atividades humanas que possam incrementar a sua destruição em diversas áreas. Até hoje, este protocolo foi ratificado por 12 nações. Também se formaram algumas organizações para preservar a vida marinha das Caraíbas, como a Corporação para a conservação das Caraíbas que procura estudar e proteger as tartarugas marinhas, e educar a população a cuidar delas. 

sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Pesca no Caribe - Destinos - Parte 19

Para não tumultuar demais vou postar as espécies que são encontradas no Caribe através de Links, aqui do Blog mesmo (não vou por para clicar devido a exigências do Ad Sense) , então copiem e colem na barra de endereços.

Marlim Branco / White Marlin
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/04/marlim-branco-white-marlin-tetrapturus.html

Marlim Azul / Blue Marlim
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/04/marlim-azul-blue-marlin-makaira.html

Pampo / Pompano
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/04/pampo.html

Espadarte / Swordfish
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/04/espadarte.html

Cavala / King Mackerel
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/04/cavala.html

Anchova / Bluefish
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/04/anchova.html

Tarpão / Tarpon
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/04/tarpao.html

Barracuda / Great Barracuda
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/04/barracuda.html

Dourado do Mar / Dolphin Fish
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/04/dourado-do-mar-dolphin-fish-coryphaena.html

Atum
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/05/atum-thunnus-albacares.html

Bonito / Atlantic Bonito
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/05/bonito-atlantic-bonito-euthynnus.html

Vermelho-Cioba / Snapper
http://diego-dicasdepesca.blogspot.com.br/2013/06/vermelho-cioba-snapper-lutjanus-spp.html

Previsão (16/08/2013 a 18/08/2013)

Primeiro Curitiba:

Sexta-Feira, 16/08
Nascer do sol:06h44Pôr do sol:17h59
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • Max 15ºMin 
  • 1mm
    0%
  • ESE
    8km/h
  • 100%71%
Índice UV: Alto
Nublado pela manhã, com possibilidade de garoa. Tarde de sol com diminuição de nuvens. Noite com muita nebulosidade.











Sábado, 17/08
Nascer do sol:06h43Pôr do sol:17h59
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • Max 15ºMin 
  • 0mm
    0%
  • ESE
    8km/h
  • 97%59%
Índice UV: Alto
Sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de céu nublado. Noite com muitas nuvens.










Domingo, 18/08
Nascer do sol:06h42Pôr do sol:18
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • Max 16ºMin 
  • 2mm
    80%
  • ESE
    12km/h
  • 96%63%
Índice UV: Moderado
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.











Agora Guaratuba:

Sexta-Feira, 16/08
Nascer do sol:06h42Pôr do sol:17h56
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • Max 15ºMin 10º
  • 2mm
    80%
  • S
    5km/h
  • 94%80%
Índice UV: Moderado
Sol o dia todo. Muitas nuvens e pancadas de chuva de manhã e à noite.










Sábado, 17/08
Nascer do sol:06h41Pôr do sol:17h56
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • Max 16ºMin 
  • 3mm
    80%
  • SW
    7km/h
  • 99%90%
Índice UV: Moderado
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.










Domingo, 18/08
Nascer do sol:06h40Pôr do sol:17h56
  • Manhã
  • Tarde
  • Noite
  • Max 15ºMin 13º
  • 6mm
    80%
  • SE
    6km/h
  • 100%91%
Índice UV: Moderado
Sol com muitas nuvens durante o dia. Períodos de nublado, com chuva a qualquer hora.











Pra quem vai pescar , leve bastante blusa, porque vai estar frio!

Boa Pescaria!

Atenciosamente!

Diego C. Pires

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Pesca no Caribe - Destinos - Parte 18

Marlim-azul (Makaira nigricans)



Descrição


O Marlim-azul (Makaira nigricans) é um peixe teleósteo, oceânico, da família Istiophoridae das águas tropicais e subtropicais do Atlântico e do Pacífico. Chega a medir até 4 metros de comprimento, possuindo dorso preto-azulado, ventre branco-prateado, primeira nadadeira dorsal preta ou azul-escura e as restantes marrom-escuras a azul-escuras.

Alguns espécimes encontrados pesavam mais de 900 kg. É uma espécie muito procurada em pesca esportiva. O marlim azul põe milhões de ovos de uma só vez, e cada um dos ovos mede 1 milímetro de diâmetro. Também é conhecido pelos nomes de agulhão, agulhão-azul e agulhão-negro. O marlim-azul é conhecido como o "rei dos mares". A espécie é pelágica, vive na superfície e na meia água, e migradora.

O focinho tem forma de bico (daí a família ser chamada de peixes de bico). A migração desse peixe oceânico se dá no final da primavera e começo do verão (novembro a março), alcançando à costa brasileira quando as águas limpas, azuis e quentes se aproximam do continente. O marlim-azul pode ser encontrado sobre as regiões do talude continental. Ele não costuma nadar em cardumes, somente na época reprodutiva forma pequenos grupos.

É um peixe pelágico, migratório e oceânico, freqüentando as correntes quentes (acima dos 22ºC) e de águas claras do chamado “mar azul”. Pode ser encontrado sobre as regiões do talude continental e nas “rampas” (também chamadas de paredes) após a plataforma continental, além de topos de montanhas submersas. Não costuma nadar em grupos, a não ser durante a não ser durante a época de reprodução. A alimentação consiste basicamente de peixes como atuns, bonitos, dourados, peixes-voadores, farnangaios e de lulas.


Lugares

É mais abundante no Atlântico ocidental do que no oriental, apresentando concentrações particularmente elevadas no Golfo do México, Caribe, na costa leste da América do Sul e ao longo da costa brasileira. A melhor época para a pesca é no verão quando encosta a Corrente do Brasil no Sudeste e no meio do ano em ilhas afastadas e no Nordeste.

Métodos


Sua pesca é feita no corrico com embarcações especializadas. Para dominá-lo é preciso estar preso a uma cadeira de pesca. E para tira-lo da água uma equipe muito experiente.

Equipamentos


Em sua captura é empregado equipamento do tipo “barra pesada” para pesca oceânica. As varas devem ter passadores com roldanas e as carretilhas devem ter capacidade para armazenar pelo menos 500m de linha. A velocidade de corrico deve ficar entre 6 e nove nós.Melhor época: durante os meses mais quentes do ano, de Novembro a Março, boa pesca.

Iscas


É utilizado iscas naturais, como peixes voadores, farnangaios e atuns, e iscas artificiais. As iscas artificiais preferidas são as grandes lulas, mas algumas vezes atacam os plugs de meia água. As iscas artificiais mais produtivas são as grande lulas. 



Dicas


A velocidade de corrico deve ficar entre 6 e 9 nós. Por melhor que seja o equipamento, se não houver calma, experiência e uma boa equipe, os peixes não serão embarcados.


Recorde

636 Kg/ 1402 lb 2 oz


* no estado de  Quintana Roo México existe uma medida específica para sua captura em torneios de pesca, tamanho mínimo de 85" (polegadas).

* Os meses em que se pode capturar com mais êxito são a partir de Abril, Maio, Junho e Julho.


* Para sua proteção se recomenda soltar o peixe 


Marlim-branco/White Marlin



Peixe da família Istiophoridae, o Marlim-branco/White Marlin(Tetrapturus albidus) possui em sua região pré-dorsal, a parte mais alta do corpo, que vai afilando gradativamente até o pedúnculo caudal. O corpo é levemente comprimido. Seu pedúnculo caudal é estreito com duas quilhas de cada lado, logo antes da base de inserção da poderosa nadadeira caudal, grande e furcada (características comuns entre os peixes velozes). Possui duas pequenas nadadeiras anais. A nadadeira dorsal é bem longa, com os primeiros dez raios mais altos, e comprimento superior à maior altura do corpo. Os demais raios têm altura reduzida. Essa é uma característica fácil para diferenciá-lo do marlin-azul, com o qual costuma ser confundido, cuja maior altura dos raios da nadadeira dorsal nunca é superior à maior altura do corpo, e as nadadeiras peitorais, primeira dorsal e primeira anal são pontudas, enquanto no marlim branco, arredondadas.

A boca terminal é grande e bem ampla, com pequenos dentes. O maxilar superior é bem alongado e tem seção cilíndrica, característica marcante dos marlins e do sailfish ou agulhão-bandeira. As nadadeiras abdominais são diferenciadas, com formato alongado e fino, e se encaixam em uma depressão do abdômem. A coloração geral é negra-azulada no dorso e branca-prateada no ventre. As nadadeiras são enegrecidas em tons de azul-escuro. A primeira dorsal tem manchas escuras arredondadas. Pode atingir pouco mais de 2,8 metros de comprimento total e cerca de 85 quilos.

Difere dos espadartes (Xiphias gladius) pela seguinte característica: o “bico” nesta espécie apresenta o maxilar bem mais alongado, mas com seção achatada. Nos marlins, ele é mais curto e tem seção cilíndrica.


Tem hábito alimentar carnívoro, com preferência por peixes e lulas. Gosta de dourados, atuns, bonitos, cavalinhas, peixes voadores e farnangaios, entre outros. Peixe com hábitos solitários, encontrado aos pares durante o período de reprodução. Apesar de formar pequenos cardumes quando jovem, pode reunir-se em determinadas áreas em grande densidade.

Lugares

Gosta das águas afastadas em mar aberto, na região sobre o talude continental, nas áreas de grande declividade após o término da plataforma continental. Aprecia a região de encontro de correntes marinhas e também regiões como topos de montanhas submersas. Está presente no Oceano Atlântico.

No Brasil, ocorre nas regiões Norte, Nordeste, Sudeste e Sul. A costa ao longo do litoral do Espírito Santo é considerada a “capital mundial do marlin-branco”, devido à grande quantidade de peixes que aparecem durante o verão. Os recordes mundiais da espécie são constantemente quebrados e homologados nessa importante e privilegiada região do litoral brasileiro.

As melhores épocas de pesca são no verão quando encosta a Corrente do Brasil no Sudeste e no meio do ano em ilhas afastadas e no Nordeste.


Métodos

Este peixe é na maioria das vezes capturado no Corrico, porem existe alguns pescadores que pescam com iscas naturais na meia água.

Equipamentos

As varas podem ter ou não passadores com roldanas e as carretilhas precisam ter bastante linha mas entre 20 e 50 libras já é suficiente. É capturado no corrico.

Iscas

Em sua pesca é utiliza-do iscas naturais, como peixes voadores, farnangaios e atuns, e iscas artificiais. As iscas artificiais preferidas são as grandes lulas, mas algumas vezes atacam os plugs de meia água.

Dica

Após o peixe abocanhar a isca natural, é preciso esperar que ele acomode-a na boca antes de fisgá-la. O pescador precisa ter muito sangue-frio e esperar alguns segundos antes de proceder ao Strike.
Por melhor que seja o equipamento, se não houver calma, experiência e uma boa equipe, os peixes não serão embarcados.


Recorde


82.5 kg/ 181 lb 14 oz


* No estado de  Quintana Roo México existe uma medida específica para sua captura em torneios de pesca, tamanho minimo de 65" (polegadas).


* Os meses em que se pode capturar com mais êxito são a partir de Abril, Maio, Junho e Julho.