terça-feira, 17 de maio de 2016

Enguia (Anguilla anguilla)


LOCALIZAÇÃO

Global, porém com maior incidência em África do Sul, Austrália, Tasmânia, Nova Zelândia e América do Sul.



DESCRIÇÃO

  É uma espécie marinha com uma fascinante história migratória e com um ciclo de vida em água doce e outro no mar. Possui um corpo muito alongado e cilíndrico, com aparência serpentiforme, de dorso esverdeado e ventre claro, com escamas minúsculas e ovais e uma barbatana dorsal que se une à caudal e anal e com as peitorais curtas. Apresenta um focinho pequeno e cónico com 2 pares de narinas e de boca larga onde a maxila inferior ultrapassa a superior, ambas com pequenos dentes muito fortes e aguçados.

  Tem uma enorme versatilidade quer de se deslocar em qualquer curso de água quer de viver em águas bem ou mal oxigenadas, procurando sempre os obstáculos para se proteger ou camuflar, desenvolvendo grande parte da sua atividade à noite. Possui ainda a capacidade de poder sair da água e movimentar-se nas margens mais húmidas, chegando mesmo a utilizar esta particularidade para se introduzir num outro meio aquático mais próximo.
Existem várias espécies de enguias como por exemplo a Enguia Europeia (Anguilla anguilla), a Enguia Americana (Anguilla rostrata) e a Enguia de barbatanas largas (Anguila reinhardtii ) a Enguia das barbatanas largas, visto ser a que atinge maior tamanho e peso. Embora exista a nível global, é em Nova Zelândia que são conhecidos os maiores exemplares capturados com vara. São peixes de lento crescimento atingindo uma média de 15-25 mm ao ano. Devido à febre do ouro nos anos sessenta "doença" que atacou este país durante muitos anos, foram escavadas milhares de minas nas suas montanhas, minas essas que depois de abandonadas foram inundadas por rios e ribeiras da zona criando verdadeiros paraísos para as enguias. Estes "santuários" foram esquecidos durante anos deixando as enguias crescer em paz, o que gerou provavelmente o lugar do planeta com as maiores enguias conhecidas até hoje. Exemplares que podem ser comparados (sem exagero) com a perna de um homem. Este fenómeno deve-se ao facto que em Nova Zelândia a Enguia de barbatanas largas é o peixe que está no topo da cadeia alimentícia dos peixes de água doce, assim que atingindo certo tamanho deixa de haver predadores que lhe façam frente, podendo então atingir estes tamanhos e pesos tão espetaculares.

São peixes que se alimentam praticamente de tudo, mas com especial debilidade por iscos sangrentos, assim que para a sua pesca, que normalmente é mais produtiva ao amanhecer ou entardecer, utilizam-se com frequência pedaços de fígado de cordeiro ou boi torceados e corações de galinha. 

LUGARES

Peixe que vive sobretudo no fundo dos rios e barragens , de hábitos bentônicos, colonizando uma grande variedade de habitats. É mais ativa durante noite, escondendo-se em buracos durante o dia. A enguia ocorre em rios com águas correntes, oxigenadas, menos frias e com leitos adequados à escavação (areias e lodos) ou com densa vegetação. A abundância desta espécie está relacionada positivamente com a proximidade da foz do rio e com a quantidade de chuva anual. Os machos predominam nos estuários e as fêmeas na parte superior dos cursos de água.

MÉTODOS

Pesca-se enguias com pedaços de peixes, ou peixes pequenos, de preferência em locais com pedras ou galhos no fundo.
Na pesca com vara e anzol, engolem muitas vezes o anzol.

ISCAS

A minhoca comum, camarão, casulo e Sardinha.

Nenhum comentário :

Postar um comentário