domingo, 2 de abril de 2017

Carpas / Carp (Cyprinus carpio) - Parte 02

Diferença entre Carpa Hungara e Carpa Espelho

Carpa húngara ou carpa espelho? A maioria das pessoas faz confusão em relação a estas carpas, mas qual a diferença?

As duas são carpas húngaras! A diferença é que existe a húngara de escamas uniformes e a húngara de escamas falhadas.

Carpa húngara de escamas uniformes: é chamada de carpa comum, ela cresce muito, em pesqueiros pode atingir 35 kg e na natureza pode chegar á 60 kg principalmente na Europa. Imagem abaixo deste tipo de Húngara:




Carpa espelho é a carpa húngara de escamas falhadas: Esta Carpa não tem as escamas do mesmo tamanho, sendo que algumas escamas são exageradamente grandes. Veja na imagem abaixo:



As duas têm o corpo comprido e são bem semelhantes, são geralmente bem gordas e ambas são peixes de fundo, vivem revirando o fundo dos lagos em busca de alimento como, zooplânctons, minhocas, larvas de insetos e pequenos moluscos e também ração de peixe.

As duas têm origem asiática, mais precisamente da China, é comum em pesqueiros pegar carpas no inverno, isso porque elas toleram muito bem o frio, é comum vermos fotos de carpas húngaras enormes pescados em represas nos Estados Unidos e Europa.
Uma das características das carpas húngaras é que elas possuem a boca pequena, sem dentes e com barbilhões curtos, usados para tatear o fundo dos lagos em busca de alimento.


OBS: Pelo fato de ela ter a boca pequena e muito frágil, não use alicate para segurar a carpa ou para pesar, como ela é geralmente muito grande e pesada, sua boca não aguenta o peso do corpo, se usar alicate na boca da carpa, você vai machucar o peixe, podendo até rasgar sua boca.

Nenhum comentário :

Postar um comentário