segunda-feira, 15 de abril de 2013

Baiacu-pintado / Blowfish (Sphoeroides spp) (Atualizado 18/04/2016)

Baiacu / Blowfish


Breve Descrição


Não possui escamas. A coloração do dorso é variável, indo do verde-amarelado ao azul-acinzentado. São brancos na zona lateral e ventral, onde apresentam pequenos espinhos. A boca é pequena e em posição terminal. Os maxilares têm a placa dental dividida ao meio. Não são considerados tóxicos ou venenosos, podendo ser consumidos sem riscos de envenenamentos, pois seus músculos  e  outros  órgãos viscerais possuem um nível de TTX (tetrodotoxina) residual e, portando, rapidamente excretável pela urina . Sua carne é muito apreciada. Podem atingir 60 cm de comprimento e 5,0 kg. 



pelágicos em pequenos grupos ou solitários. Quando perturbados, ingerem água que é mantida sob pressão no estômago ou em uma invaginação do mesmo, por meio de dois esfíncteres: cardíaco e pilórico, ou por um esfíncter da própria invaginação, tornando-se globulares. Durante a exposição ao ar, esses peixes também podem inflar e após retorno à água, o esvaziamento é promovido pela ação combinada dos esfíncteres e da musculatura abdominal. 



Lugares

É encontrado em todas as áreas costeiras, sobre fundos de areia ou lama, em profundidades entre 10 e 180 m. Vive no Atlântico Ocidental de Massachusetts (EUA) até Santa catarina (BRA).


Métodos


Bom amigos pescar Baiacu é muito fácil, principalmente na Baia de Guaratuba, em pescaria de barranco é um dos peixes que mais pegamos, pois é só jogar a linha no fundo com camarão vivo ou morto ou pedaços de peixe, e já peguei até com minhoca que pescamos no Rio, isso mesmo, esse bicho pega com tudo.

Equipamentos

Bom como esse peixe pega em todos os estilos de pesca, incluindo nas artificiais, é muito grande o campo de equipamentos se for para pescar somente baiacus equipamento ideal é linha de 0,30 a 0,40 pescaria de fundo pode ser estilo robalo ou pesca d efundo com chumbo na ponta e 2 anzois em cima. Molinete ou vara microscópica, bambu.

Iscas

Camarão vivo ou morto, pedaços de peixes, minhoca.

CUIDADO ! !

Cuidado na hora de limpar:

O peixe em si não é venenoso, porém na hora de limpá-lo devemos guardar os devidos cuidados para não romper a vesícula(tipo uma bolsinha com líquido verde) que tem a toxina, caso aconteça, a carne fica amarga e diferente, por isso não há risco em comê-la, muito usada na culinária, como moquecas, fritadas e sashimi. 



7 comentários :

  1. Acabei de ver uma reportagem no programa da Ana Maria Braga (Mais Você) que comenta Sobre pessoas que estão intoxicadas com o peixe Baiacu, e no seu site diz que esse peixe não é venenoso me diz como é possível ? Seria uma outra espécie de Baiacu ?
    Por favor me explique desde já meu muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia o texto com atenção amigo,

      o peixe tem uma toxina que é aquela bolinha preta ali... se estourar vai te intoxicar mesmo, e existem casos até de morte, se você não souber limpar é melhor não comer, pesque e devolva o peixe pra vida.

      Excluir
  2. Uma das melhores carne de peixe que já comi, é só ter o cuidado para não estourar o fel , como e lamba os beiços , abraço .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkk , realmente é muito boa a carne saborosa, e também se vocês prestarem atenção a maioria das Peixarias na praia revendem o Baiacu com outros nomes nas feiras, reparem nos detalhes na hora de comprar, no litoral do Paraná já vi casos de venderem como Cascudinho

      Excluir
  3. ACHEI MUITO LINDO E FOFO ESSE PEIXINHO DA HORA

    ResponderExcluir
  4. Pode ocorrer de não ter a bolsinha de FEL ? Já pesquei uns bem grandes e não havia a bolsa, acabei descartando por segurança!!!
    Existe alguma forma de saber se está contaminado ou não?! Vi ali falando que cor da carne muda!!!
    Parece que a bolsinha fica localizada junto ao fígado.

    ResponderExcluir