quarta-feira, 17 de abril de 2013

Saicanga / Ueua (Acestrorrynchus spp.)


Breve Descrição


Muito parecida com as cachorras, porém menor, também é bastante valente e agressiva. De porte médio, chega a atingir 20 cm de comprimento e 500 g de peso. Não são comuns os exemplares que ultrapassam essas medidas, mas, segundo a literatura, já foram encontrados exemplares acima dos 30 cm. Seu corpo é alongado e comprimido lateralmente coberto por pequenas escamas de bonita coloração prateada uniforme intensa e muito brilhosa. A nadadeira dorsal e anal estão localizadas na metade posterior do corpo. A caudal apresenta raios medianos prolongados formando um filamento que em alguns indivíduos pode ser avermelhada ou amarelada com uma mancha escura - pode haver ainda outra atrás do opérculo. O focinho é longo e a boca é grande e oblíqua com uma característica marcante: os dentes avantajados e afiados fora da mandíbula são usados para arrancar escamas e pedaços de outros peixes. 

Espécie carnívora muito agressiva principalmente nas primeiras horas do dia e ao entardecer, costuma se alimentar de pequenos peixes inteiros, insetos aquáticos e terrestres e, ocasionalmente, raízes de vegetais. Ataca sempre em cardumes e volta rapidamente para algum local que sirva de abrigo. Com nadadeiras peitorais grandes, que lhe dá muita agilidade, costuma ser um peixe bastante ativo (principalmente no verão) e um excelente nadador. 

Lugares

Encontramos nossa amiga em diversas lagoas e represas dágua, poções e estirões próximos a paus, pedras, galhadas e pedreiras principalmente nas regiões da Bacia Amazônica, Araguaia-Tocantins, Prata e São Francisco. 

Métodos

Bom deve-se pescar durante o dia, em bocas de lagos e confluências de pequenos rios, de preferencia arremesse perto de galhadas e vegetação aquatica, com artificiais deve-se mudar de velocidade até achar uma velocidade adequada que o peixe esteja atacando. 

Equipamentos

Usamos um equipamento leve com linhas de 0,20 a 0,30, molinete ou vara (fibra ou bambu), em caso de artificiais arremessar perto de pedras ou galhadas, se for isca natural arremessar com bóia com linha com um máximo de 40 cm de fundura, de preferencia usar um pequeno empate.

Iscas

Lambaris, moscas e Minhocas.

Nenhum comentário :

Postar um comentário