quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pirarara (Phractocephalus hemioliopterus)

pirarara_041.jpg




Breve Descrição

Peixe de couro da família dos Pimolidedae, a Pirarara(Phractocephalus hemioliopterus) possui cabeça bem grande e larga, ocupando cerca de 1/3 do comprimento total. A boca é bem ampla. Possui uma grande placa nucal, que a diferencia dos demais pimelodídeos. O corpo é roliço, com perfil arredondado e ventre convexo ou achatado. A cor geral do dorso é marrom ou preta, podendo apresentar um certo tom esverdeado, dependendo da região. O ventre é amarelo, muitas vezes com manchas pretas. A nadadeira caudal é truncada e se apresenta em um vermelho vivo. Emite som característico assim que sai da água, semelhante a um bufo. Peixe de grande porte, pode passar de 1,5 m de comprimento, e cerca de 80 kg.

Lugares
Nosso amigo que parece um bagre ocorre em rios das bacias Amazônica e do Tocantins-Araguaia, onde podem ser encontrados no leito dos rios, poços e eventualmente no interior de lagos, em áreas quase sempre associadas com matéria vegetal, como troncos e galhadas submersas. É pescada o ano todo, preferencialmente nos meses de vazante e seca.
Métodos
Arremesse em Lugares fundos perto de enrroscos e Vegetação, perto de arvores Submersas, e quando fisga-la lembre-se que este peixe Possui muita força, que aliada a um grande fôlego e também pelo fato de ”brigar sujo” (buscando refúgio em troncos ou galhadas) torna sua captura um grande desafio. Ao fisgar uma Pirarara, é muito fácil identifica-la, pois costuma sair em disparada tomando grandes quantidades de linha como nenhum outro tipo de bagre faz. 

Equipamento
O equipamento mais indicado para essa pescaria varas com ponta grossa, molinete ou carretilha com linhas de 0,70 a 1,20 milímetros, preparadas com empates e anzóis n° 10/0 a 14/0. Pesca de fundo que da para ser notada na imagem abaixo.
pirarara_10.jpg

Iscas
Peixes pequenos  e artificiais de fundo como metal jigs, algumas de barbela, tube jigs e jumping jigs.

Dica 
O equipamento deve ser reforçado, já que briga sujo buscando enrroscos, o que justifica um reforço a mais.

Nenhum comentário :

Postar um comentário