domingo, 7 de abril de 2013

Espada / Largehead Hairtail / Cutlassfish atlantic (Trichiurus lepturus) (Atualizada 24/12/2013)


Boa noite amigos, estou em Curitiba, mas recebi algumas mensagens de alguns amigos pescadores em Guaratuba dizendo que estão pegando muitos espadas por lá, vamos ver algumas coisas sobre nosso querido Espada então.


Breve Definição



O Peixe-espada (Trichiurus lepturus) é um peixe teleósteo, perciforme, da família dos triquiurídeos, das regiões tropicais e temperadas dos oceanos.

Chega a atingir até 3,5 m de comprimento, possuindo corpo alongado com a cabeça cônica e a cauda pontiaguda (semelhante a uma espada), boca prognata com fortes dentes, nadadeira dorsal inteiriça e anal com espinhos. É muito encontrado no comércio e também na pesca esportiva.

Como o atum,o peixe-espada pertence ao grupo dos peixes azuis, que possuem maior quantidade de gordura ômega-3, parecida com a vegetal, de tão saudável. A carne deles também contém mais selênio do que a dos peixes brancos.

Sua reprodução ocorre do final da primavera ao verão quando perto da costa e aparentemente por todo o ano em mar aberto. Durante os meses mais frios, as fêmeas permanecem junto à costa, enquanto os machos dirigem-se para o oceano.


Por ter metabolismo muito acelerado e pelo teor de oxigênio no ar ser menor que o diluído na água, o espada morre rapidamente quando embarcado.





Lugares

Bom amigos encontramos o Espada do Litoral do Amapa até o Rio grande do Sul, na Baia de Guaratuba pode ser encontrado com mais frequencia na frente do Iate clube de Guaratuba, , nas pedras um pouco mais para cima do Iate, perto da Ilha do Rato, e dependendo do dia em qualquer lugar, isto mesmo , senão me engano em 2009 Guaratuba teve um enxame de espadas, foi uma época muito legal com muitos exemplares d ebom tamanho, este peixe anda no Fundo durante o Dia e no Raso a noite.

Estende a área de ocorrência à beira da Plataforma Continental, sendo frequentemente encontrado a 400 metros de profundidade.

Métodos

Bom o Espada pesca-se durante todo o dia, com preferencia para a pesca noturna, podemos pesca-lo tanto com iscas mortas quanto com isca Viva, a também o método com Iscas Artificiais, o corrico é uma grande preferencia dos pescadores do espada.


Equipamentos


Temos 2 estilos distintos e pesca, o primeiro com a boia Simples ou Luminosa, deve-se usar linha 0,40 ou 0,50, a boia, o chumbo e principalmente a Garateia  vide exemplo 1. ou pode-se usar o mesmo estilo de pesca que usamos para qualquer peixe com uma boia simples, um chumbo embaixo dela e um girador e depois um empate de uns 15 cm, com uma garateia na ponta.

Exemplo 1



Outro estilo de pesca do espada é com iscas artificiais, devemos usar linha 0,35 a 0,40 com o empate Flexivel de no minimo 10 cm. Empate vide exemplo 2.

Exemplo 2


Iscas


Bom podemos usar tanto iscas mortas, vivas ou artificiais, as iscas vivas podem ser qualquer peixe pequeno, com preferencia para a Sardinha, Parati ou Savelha, a Sardinha e a Savelha devem ser iscadas pelo nariz enquanto a parati deve-se iscar pelo Rabo, bem na linha do ultimo espinho superior, já nas iscas mortas devemos isca-las vide o exemplo 1. E nas artificiais podemos usar as de meia água ou de Superfície.

Exemplo 1



Bom amigos segue abaixo algumas artificiais que possuo para a pesca do Espada no corrico ou de barranco(Sim por mais que pareça estranho, da para usar estas iscas na pesca de barranco, porem terá que puxar com mais velocidade simulando um corrico é cansativo, mas quando o Espada esta ativo, não liga para isso e ataca com precisão.























DICAS


Embora seja encontrado durante todo o ano , não gosta de águas muito frias, parecendo preferi-las acima de 12 ºC, durante o verão forma cardumes muito grandes movendo-se com rapidez entre baías e estuários, canais , mangues, fundos de cascalho e areia, da superfície a pelo menos 50 metros, caçando ferozmente suas presas.

OBS: Devemos ter muito cuidado no manuseio deste peixe uma vez que possui dentes afiadissimos que podem gerar graves lesões ao pescador ou pessoas que estejam próximas.

RECORDE MUNDIAL

Rio de Janeiro, com 3,68 kg, 1997



Nenhum comentário :

Postar um comentário