terça-feira, 30 de abril de 2013

Cherne / Snowy Grouper (Epinephelus niveatus; Epinephelus nigritus)




Descrição
Morador de grandes profundidades, o cherne é um peixe de escamas. Os jovens, de cor de chocolate, ora bem escura ora mais clara, apresentam três ou quatro séries de máculas ao longo do corpo. Talvez por isso, e por certa mácula denegrida que por vezes se nota no pedúnculo caudal, é chamado de cherne-pintado.

Seu corpo é comprimido, alto, robusto e grande, de coloração que varia de marrom avermelhado a ferrugem, sendo que alguns indivíduos apresentam o ventre mais claro.

A cabeça é robusta, com a boca grande e mandíbula proeminente, de perfil superior convexo. a nadadeira dorsal é dividida em duas seções: a borda do preopérculo é finamente serrilhada; a do opérculo tem três espinhos chatos e fracos, que facilitam a distinção do cherne de outras espécies da mesma família.

As nadadeiras peitorais e a caudal estão presentes logo atrás da cabeça, com formato arredondado. A dorsal é mais escura que o corpo e se inicia logo atrás da cabeça, se entendendo até a nadadeira caudal.

Ainda quando jovens apresentam o corpo cheio de pontos brancos distribuídos em fileiras verticais, além de uma mancha escura no pedúnculo caudal, que se inicia no dorso e ultrapassa a linha lateral. Quando adulto, mostra cor de chocolate, ora escuro ora mais claro, e por vezes uma cor quase cinérea.

Lugares



Os chernes preferem habitar as águas subtropicais dos Oceanos Atlântico e Pacífico. No Brasil, é bastante comum nas Regiões Norte e Nordeste; no Sudeste e no Sul sua incidência é mais rara, mas podem ser fisgados quando as técnicas de pesca são adequadas.

Métodos

É um peixe carnívoro voraz que se alimenta principalmente de peixes, camarão, lula e crustáceos.

Os indivíduos jovens preferem águas mais rasas em estuários, locais de fundos lodosos, arenosos e rochosos, próximos a costões e recifes costeiros. Já os adultos vivem em águas mais profundas, entre 30 e 600 metros de profundidade, com fundo rochoso e cascalho, onde ficam parados a maior parte do tempo.

Equipamentos

Equipamento do tipo médio/pesado; linha 0,60 a 0,90mm; e, anzóis 2/0 a 8/0.

Iscas

Iscas  naturais: peixes pequenos (sardinha e parati), camarão, lula e siri. Iscas artificiais usados na modalidade vertical jigging, shads e grubs.

TAMANHO MINIMO

45 CM




Nenhum comentário :

Postar um comentário