terça-feira, 16 de abril de 2013

Tucunaré / peacock Bass (Cichla spp.)


Tucunaré



Descrição

O tucunaré borboleta, assim como a maioria dos tucunarés, tem uma mancha redonda no pedúnculo caudal que passa a impressão de ser um outro olho, servindo para confundir e afugentar os seus predadores. Porém, o que o difere das outras espécies são três ocelos bem definidos no seu corpo.

Peixe de escama de água doce pertencente à família Cichlidae, uma das maiores de água doce do mundo, apresenta coloração que vai do amarelo ouro ao amarelo-esverdeado.

A espécie que pode pesar 4 kg e passar dos 60 cm de comprimento, tem corpo um pouco comprimido, ligeiramente quadrado e cabeça grande.

Apresenta comportamento territorial, ou seja, defende um certo espaço onde se alimenta e se reproduz. Também possui cuidado parental, ou seja, faz ninhos e cuida de ovos e filhotes, comportamento pouco comum entre os outros peixes. Pode vir a apresentar canibalismo apenas quando não reconhecem os da mesma espécie, mas isso logo acaba quando surgem os ocelos. 

É um peixe essencialmente carnívoro e costuma perseguir sua presa até a captura. Quase todos os outros peixes predadores desistem após a primeira ou segunda tentativa malsucedida. 

A dieta é composta por pequenos peixes, insetos, crustáceos e pequenos animais como as rãs. 

Nos primeiros 30 dias de vida, as larvas do tucunaré se alimentam de plâncton. A partir do segundo mês de vida, a espécie começa a ingerir alimentos vivos maiores como larvas de insetos, por exemplo. Quando os alevinos de tucunaré borboleta chegam ao terceiro mês de vida, já se alimentam de pequenos peixinhos e camarões. A partir do quinto ou sexto mês de vida, os peixes alimentam-se exclusivamente de peixes vivos. 

Ovíparos, na época da reprodução costuma espantar vorazmente os predadores que se aproximam. Nessa época, é comum que os machos apresentem protuberância de cor escura entre a cabeça e a nadadeira dorsal, semelhante ao cupim de um touro, que desaparece logo após a fêmea desovar. Essa saliência nada mais é do que uma reserva de gordura acumulada para os períodos que antecedem a desova, quando tomará conta dos filhotes e dificilmente se alimentará. 

Existem pelo menos 14 espécies de tucunarés na Amazônia, sendo cinco espécies descritas: Cichla ocellaris, C. temensis, C. monoculus, C. orinocensis, C. intermedia. O tamanho (exemplares adultos podem ter 30cm ou mais de 1m), o colorido (pode ser amarelado, esverdeado, avermelhado, quase preto, etc.), e a forma e número de manchas (podem ser grandes, pretas e verticais ou pintas brancas distribuídas regularmente pelo corpo e nadadeiras etc.) variam bastante de espécie para espécie. Todos os tucunarés apresentam uma mancha redonda (ocelo) no pedúnculo caudal.

 Lugares

Bom amigos este peixe completamente esportivo e brigador é Originário das Bacias Amazônica, o tucunaré borboleta é uma espécie territorial e sedentária, não realiza migrações. Na Bacia Amazônia, quando os rios estão com as águas baixas, habitam principalmente as lagoas marginais, partindo para a mata inundada (igapó ou mata de várzea) durante as cheias. Nas lagoas, durante o início da manhã e final do dia, quando a água já está mais fria, se alimentam próximo às margens. Quando a água esquenta, passam para o centro das lagoas. Não aprecia águas correntes. Em rios pode ser encontrado em remansos. Nas represas prefere viver junto as margens, nos locais onde podem ser encontradas galhadas, plantas flutuantes e outras estruturas submersas que formam um refúgio

Prefere águas mais quentes, com temperaturas entre 24 a 28 graus, mais claras até águas amareladas, ricas em material orgânico, mas rejeitam águas avermelhadas ou excessivamente turvas. 

Quando os peixes são pequenos, os cardumes são muito grandes. Ao atingirem um tamanho médio, o número passa a ser da ordem de duas dezenas ou pouco mais. Já adultos, em fase de acasalamento ou não, andam sozinhos ou em pares.  

Métodos

Bom amigos este é um peixe que pescamos geralmente com artificial superfície ou meia água, podemos utilizar também Lambari Vivo ou Rãzinha viva... Arremessar tanto as artificiais quanto as iscas vivas perto a galhadas vegetação aquática. As artificiais devem ser trabalhadas em ritmos alternados até se achar como o peixe está atacando, não desista pois o Tucunaré não desiste da sua presa até captura-la.

Equipamentos

O certo é utilizar molinete ou carretilha com linha que varia de 0,35 a 0,40, na pesca com Lambari pode-se utilizar Boia ou somente um sistema de pesca de fundo com chumbo não muito pesado. 

Iscas

Iscas naturais (peixes e camarões) e artificiais. Praticamente todos os tipos de iscas artificiais podem atrair tucunarés, mas a pesca com plug de superfície é a mais emocionante. Os tucunarés “explodem” na superfície da água para capturar os peixinhos.

 OBS: É um dos peixes mais esportivos do Brasil, na minha opinião só perde em algumas oportunidades para o Black Bass e em alguns pesqueiros para as Traíras, sua carne é deliciosa.

São peixes diurnos e o tamanho mínimo liberado para sua captura é de 35 cm. 

Nenhum comentário :

Postar um comentário